Um australiano de origem vietnamita tem sofrido com o Facebook. Por achar que seu nome é zoeira, a rede social já suspendeu por diversas vezes a conta de Phuc Dat Bich.

Atualização (25/11): o rapaz confessou que a história é falsa, e descobriram que o nome real dele é Thien Nguyen. Saiba mais aqui. O texto original segue abaixo.

O grande problema de Bich é que a junção dos nomes do trabalhador do Bank of Australia lembra “fuck that bitch”, uma frase, digamos, pouco educada. Confesso que no lugar do Facebook também acreditaria que é uma tentativa de zoeira.

Para provar que seu nome é real, Bich publicou uma imagem de seu passaporte no Facebook para tentar evitar novas suspensões. A publicação é velha (especificamente, de janeiro). Parece que após ter se dado mal várias vezes, ele decidiu contar seu caso para a mídia local.

passaportephuc

Em seu post com a foto do passaporte, ele diz:

Acho muito irritante o fato de ninguém acreditar em mim quando eu digo que meu nome real é exatamente esse que você está vendo. Tenho sido acusado de usar um nome falso e de enganar as pessoas, o que eu acho muito ofensivo. Isso tudo só por que eu sou asiático?

Tive minha conta do Facebook fechada muitas vezes e fui forçado a mudar meu nome na rede para o meu “real”. Então, apenas para registrar: aí vai meu nome.

Atenciosamente

Phuc Dat Bich

No fim das contas, a pronúncia não é exatamente como a sugerida em inglês. Em vietnamita, se diz “Phoo Da Bic” ou “Phoop Dook Bic”. No fim do vídeo abaixo, é possível ouvir a forma correta de dizer Phuc Dat Bich.

O mais doido é que os termos de uso do Facebook ameaçam suspender a conta de pessoas que não usam o nome real — algo que o Phuc Dat Bich, aparentemente, sempre fez.

[SF GateStandard e Huffington Post]

Imagem do topo: Reprodução/Facebook.