Gangnam Style se tornou o vídeo mais visto do YouTube, ultrapassando a barreira de um bilhão de visualizações no final de 2012. Esse número só cresceu desde então, até chegar a um limite que o Google não previa: Gangnam Style “quebrou” o contador de visualizações do YouTube.

>>> Por que o YouTube para de contar visualizações em 301

O YouTube usa uma base 32-bit para as visualizações. Nela, é possível armazenar os números de -2.147.483.648 (valor negativo) até 2.147.483.647 (valor positivo) – este último é o número máximo de visualizações que um vídeo do YouTube poderia comportar.

Só que o vídeo do Psy ultrapassou esse valor. E agora? O Google diz apenas que vai atualizar o YouTube para resolver isso.

Se mudarem o contador para aceitar apenas valores positivos, ele poderia chegar a quase 4,3 bilhões antes de quebrar novamente. No entanto, para evitar bugs, o Google não recomenda fazer isso.

Por isso, talvez eles mudem o contador para uma base de 64 bits. Nesse caso, o número máximo de visualizações seria de aproximadamente 9,2 quintilhões – um limite bem mais difícil de ser quebrado.

O Google também nota que, se você passar o mouse por cima do contador de Gangnam Style, vai surgir um número negativo. É uma referência aos valores positivos e negativos que o padrão 32-bit pode guardar: some os dois, e você verá em quanto o contador “estourou” o limite – da última vez que vimos, a diferença era de quase 10 milhões de visualizações. [Google+ via The Verge]

Gangnam Style estoura limite do YouTube

Fazendo as contas: 2.152.382.740 – 2.142.584.554 = 9.798.186. Esse é o valor em que o número de visualizações excedeu o limite máximo.