_Android

Um novo app do Google permite controlar o Android usando apenas sua voz

Pessoas com problemas motores têm dificuldade em usar smartphones, e o Google quer ajudar: o Voice Actions permite controlar o Android usando somente a voz.

Pessoas com problemas motores têm dificuldade em usar smartphones, e o Google quer ajudar. Um app chamado Voice Actions foi lançado em beta e permite controlar o Android usando somente sua voz.

>>> Como cegos usam smartphones com tela de toque

Segundo o Android Police, o app usa o serviço de acessibilidade para ler a tela e para identificar todos os elementos com os quais você pode interagir.

O Voice Access coloca um número ao lado de cada ícone, botão e elemento interativo na tela: basta dizer o número, e o elemento correspondente será ativado.

O vídeo abaixo mostra como isso funciona a partir do ponto 0:50. Vale notar que, quando o usuário toca a tela, o reconhecimento de voz é interrompido.

O Voice Access tem recursos avançados de edição. Você pode usar o ditado em campos de texto, selecionar palavras e substituí-las por outras, tudo apenas com a voz.

Também é possível rolar listas, abrir notificações, pressionar e segurar, entre outros – basta falar o comando ao celular. As palavras são mostradas na parte superior da tela, por cima da barra de status, à medida que são processadas.

O GIF abaixo do Google demonstra isso:

E como mostra o vídeo abaixo, isso funciona em português também:

No blog oficial, o Google diz que a ideia é ajudar “pessoas que têm dificuldade em manipular uma touchscreen devido a paralisia, tremores, lesão temporária ou outros motivos”.

Desde a versão 5.0, o Android puro tem suporte a acesso com interruptor, que permite a usuários com limitações de mobilidade interagir com o sistema usando um interruptor Bluetooth, em vez de tocar na tela. Mas, até então, o foco de acessibilidade no Android estava em usuários com problemas de visão ou audição.

Desde o iOS 7, a Apple vem inserindo recursos para pessoas com dificuldades motoras, e eles já se mostraram ser bastante úteis. No entanto, isto não inclui um controle da interface por voz, como o Google está testando.

O Voice Actions está disponível para Android 5.0 e superior. O beta foi fechado para novos usuários, mas você pode baixar o app no APK Mirror.

[Official Google Blog via Android Police]

Sair da versão mobile