O jovem Alan aqui está querendo mostrar a você como a OpenChord V1 Guitar — uma guitarra de verdade, com cordas e tudo mais — pode ser usada para controlar o jogo musical favorito da galera. Mas atenção: se você tem planos de voltar a jogar Guitar Hero com os mesmos ouvidos, não assista ao vídeo.

Eu admito: o que a OpenChord faz é bem legal — plugar o Wii Remote e convencer o videogame de que ela é um controle, depois traduzir o apertar das cordas em sinais de botões. É um conceito divertido e foi bem executado. Mas lá pela marca dos 40 segundos do vídeo, acontece algo que justifica toda sensação estranha e confusa que qualquer pessoa já tenha experimentado ao jogar jogos musicais. Talvez pela primeira vez na história, nós ouvimos o som real causado pelo apertar de botões mecânico destes jogos.

Para ser justo com o pessoal do projeto OpenChord, que vende o kit V1 para que você possa ter essa experiência em casa, eles mesmos disseram que se arrependem de ter deixado a guitarra ligada em um amplificador:

Se você desconectar a guitarra do amp você não vai ouvi-la, e se o som baixo da guitarra desligada ainda é demais para você, você pode só dar uma batidinha com a palheta na corda, em vez de uma palhetada completa… Sim, que erro constrangedor!

Tarde demais, caras, o estrago está feito. Activision: PROCESSA ELES. [OpenChord via Joystiq]