_Tecnologia

Conversa de fim de semana: redes sociais

Sexta-feira 13, hora de mais uma conversa de fim de semana. A notícia bombante e polêmica no nosso mundo geek: o Brasil é o país que mais usa sites de relacionamento do mundo. Surpresa, hein? É verdade que quem fez a pesquisa, o conceituado instituto Nielsen, coloca no mesmo balaio Orkut, Twitter, blogs, fóruns e Flickr. Ainda assim. Segundo o levantamento deles, 80% dos patrícios acessam esse tipo de site, onde ficam 1 de cada 4 minutos navegados. Uma outra pesquisa do Ibope, do meio do ano passado, diz que os brasileiros ficam em média 5 horas por mês em sites de redes sociais, quase o dobro dos internaturas do segundo colocado, o Reino Unido. Segundo um analista da ComScore, "uma das razões para o sucesso das redes sociais no Brasil é o fato de o conceito de comunidade online alinhar-se à cultura brasileira". É isso? Por que brasileiro abraçou tão fortemente o Orkut? Por que a comunidade do Gizmodo tem 94 membros e a comundade Eu amo algodão-doce tem 178 mil? O fato de não lermos jornais nem online e nos informarmos por blogs e fóruns pode ser bom de alguma forma? O Ronaldo vai continuar fazendo gols? 

Sexta-feira 13, hora de mais uma conversa de fim de semana. A notícia bombante e polêmica no nosso mundo geek: o Brasil é o país que mais usa sites de relacionamento do mundo. Surpresa, hein? É verdade que quem fez a pesquisa, o conceituado instituto Nielsen, coloca no mesmo balaio Orkut, Twitter, blogs, fóruns e Flickr. Ainda assim. Segundo o levantamento deles, 80% dos patrícios acessam esse tipo de site, onde ficam 1 de cada 4 minutos navegados. Uma outra pesquisa do Ibope, do meio do ano passado, diz que os brasileiros ficam em média 5 horas por mês em sites de redes sociais, quase o dobro dos internaturas do segundo colocado, o Reino Unido. Segundo um analista da ComScore, "uma das razões para o sucesso das redes sociais no Brasil é o fato de o conceito de comunidade online alinhar-se à cultura brasileira". É isso?

Por que brasileiro abraçou tão fortemente o Orkut? Por que a comunidade do Gizmodo tem 94 membros e a comundade Eu amo algodão-doce tem 178 mil? O fato de não lermos jornais nem online e nos informarmos por blogs e fóruns pode ser bom de alguma forma? O Ronaldo vai continuar fazendo gols? 

Assim, de primeira, muitos vão falar que o sucesso desses sites têm a ver com a tal "democratização do acesso". No post sobre a favela wi-fi, muita gente comentou algo na linha "é, esse povo que mal sabe ler vai ficar no Orkut". Ok, então são esses sem educação que entram em flame wars em comunidades sobre o BBB que levam o nosso índice de navegação em redes sociais para cima? Alguém daqui ainda usa Orkut pra valer? Há quem diga que quem está no Twitter deixou o Orkut fugindo dos bárbaros

Mas, por um instante, esqueça o Orkut e pense o seu menu de navegação. A pesquisa fala de outros sites sociais. Como blogs. Eu uso blogs como fonte de informação. Diabos, meu TRABALHO é um blog. Eu leio o G1 rapidamente pra ver os placares dos jogos, mas corro pro blog do Juca pra ver a análise de um jogo. Isso porque, na real, eu quero opinião. Eu vou ao HT Fórum para ver a opinião de um produto X, passo pelo fórum do UOL de jogos para comprar alguma coisa. Leio o Kotaku, Joystiq, blogs de amigos e uma infinidade de outros… Na verdade, eu passo muito mais que 25% do meu tempo de navegação nesses sites. Passo 95%. E agora, isso é ruim?

De novo: por que usamos mais as redes sociais? Por causa do Orkut? Porque temos preguiça de notícia grande? Porque todo o resto é chato? Por que temos menos educação? Porque mais pessoas estão produzindo conteúdo?

Disparem aí nos comentários. Podem pular a parte de baixo.

Mas, fim de semana… Todo mundo tem tempo… Vou contar uma pequena historinha para vocês. Ano passado eu escrevi uma materinha besta pra Superinteressante: E se Pelé tivesse nascido em 1982. Era a velha discussão de se ele ia ser o rei do futebol no mundo competitivo de hoje. Coloquei a opinião de gente boa (Tostão, PVC, Juca Kfouri). Mas do lado da ilustração de um Pelé com cabelo trançado, jóias, bombado e com a camisa do Chelsea, o editor jogou a legenda: "Pobre Santos. Talvez, sem Pelé, que rapidamente iria para um time internacional, o time da baixada ainda disputaria torcida com o Jabaquara e a Portuguesa Santista". Era uma brincadeira. O ponto era: antes do Pelé, o Santos só tinha sido campeão uma vez. Com ele, foi 13, e ganhou torcida. O exagero do editor é questionável, ok. Mas ah, nada grave.

Não para santistas de orkut. Num sábado, uma semana depois da revista chegar às bancas, um maluco colocou um tópico na comunidade do Santos: "Revista desrespeita Santos". Só com esse pedaço, para incitar a fúria. Milhares leram isso, ninguém foi atrás do original. Em pouco tempo, me acharam. "Olha lá o Orkut do F*&%& que escreveu a matéria". E, num intervalo de duas horas, eu fui mais xingado (em scraps) do que em todos os outros 20 e poucos anos da minha vida. Sem exageros, mesmo. Alguns ameaçavam fisicamente. Outros acharam o telefone do editor e pediram a minha cabeça. Inundaram a redação com cartas. Apagaram meu tópico onde explicava o mal-entendido.

Nesse dia eu praticamente desisti do futebol (o futebol desistiu de mim, no mesmo ano, com o Vasco rebaixado =)), e desisti do Orkut. Não vi mais sentido naquilo. E não vejo ainda. 

/desabafo off 

Sair da versão mobile