A Fifa por muito tempo resistiu a implantar tecnologia para ajudar na arbitragem do futebol, mas está aos poucos sendo vencida. E a Copa das Confederações deste ano terá um sistema para ajudar a identificar caso a bola passe da linha do gol.

O sistema escolhido foi o alemão GoalControl-4D, que espalha 14 câmeras pelo estádio voltadas para os gols. A posição da bola é registrada em 3D por todas as câmeras quando ela se aproxima da linha do gol para ajudar a definir se ela passou ou não. As imagens são transmitidas para uma central e, em menos de um segundo, o árbitro recebe uma resposta em seu relógio.

A tecnologia de linha de gol já tinha sido testada durante o Mundial de Clubes de 2012, e a Copa das Confederações deste ano será a segunda competição da Fifa a usá-la. O GoalControl-4D também será usado durante a Copa do Mundo de 2014. [Fifa via Folha]

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.