
Copa do Mundo de Clubes: bola terá chip tecnológico contra erros de arbitragem

No início do ano, a FIFA apresentou a bola oficial da Copa do Mundo de Clubes. A “PRECISIONSHELL”, da Adidas, tem como principal destaque um sistema tecnológico que promete ajudar juiz de campo e VAR durante as partidas do torneio.
Além dos componentes tecnológicos, a bola proporciona um jogo dinâmico e potencializa a precisão dos movimentos de atletas de alto nível ao driblar, passar ou finalizar uma jogada. Aliás, o design tem inspiração na bandeira dos Estados Unidos, com estrelas e a presença de elementos vermelhos, azuis e brancos em sua superfície.
O sistema inovador estreou oficialmente na Copa do Mundo de 2022, vencida pela seleção argentina. Ela consiste em um chip interno, que auxiliará a equipe de arbitragem a identificar o momento exato em que o jogador atinge a bola, o que deve ajudar na definição mais rápida de lances ajustados.
Chip na Copa de Clubes
O chip de 500 Hz envia dados em tempo real para a cabine do assistente de vídeo. Após receber as informações, o VAR poderá informar o árbitro de campo que, por sua vez, anunciará sua decisão com maior rapidez. Aliás, esse é o principal objetivo da tecnologia. Ou seja, diminuir o tempo de análise dos árbitros e evitar interrupções muito prolongadas durante as partidas de competições de alto nível.
Nas oitavas de final da Champions League, por exemplo, o Real Madrid eliminou o rival Atlético de Madrid nos pênaltis com um lance bastante polêmico. A cobrança do argentino Julián Álvarez foi anulada por dois toques na bola. Isso sendo que, na ocasião, as câmeras espalhadas pelo estádio mal puderam identificar a irregularidade.
Até hoje, o lance levanta uma série de suspeitas da torcida “Colchonera” e fomenta teorias da conspiração sobre um possível favorecimento ilegal da equipe “Merengue”. Se a tecnologia do chip na bola tivesse sido adotada pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) a decisão final da arbitragem dificilmente seria tão questionada.
A Copa do Mundo de Clubes da FIFA terá sua primeira edição neste ano. Ela terá 32 equipes de todo o planeta, incluindo quatro equipes brasileiras. São elas: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras — que terão a difícil missão de superar as grandes potências do futebol europeu.
A competição ocorre nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho.