Você já viu uma imagem de TV em 4K? Os detalhes são lindos, os contrastes balanceados e o brilho, bem bacana. A boa notícia é que para um grupo de pessoas será possível ver boa parte dos jogos da Copa do Mundo em 4K. Isso tudo graças a uma parceria entre a Samsung e e o canal SportTV. A má notícia é que os jogos em qualidade ultraHD fará você gritar gol depois.

Samsung promete que suas TVs de 2018 serão bem melhores que as do ano passado
As melhores TVs da Samsung agora vêm com uma “capa da invisibilidade”

A partir desta quinta-feira (22), qualquer pessoa que tenha uma TV 4K da Samsung (adquirida a partir de 2016) ou QLED conectada a internet poderá baixar gratuitamente o aplicativo SporTV 4K na Rússia. Por ora, lá tem informações dos jogos do torneio de futebol e alguns vídeos do canal a cabo relacionados a futebol. Mas durante o campeonato, será possível ver transmissões 4K ao vivo.

São necessários alguns requisitos para poder ver os jogos ao vivo em qualidade 4K. Além da televisão e do app instalado, a pessoa precisa ter uma conexão de internet de no mínimo 30 Mbps e ser assinante do canal — quem já acessa os canais a cabo da Globo em tablets e smartphones, poderá usar o mesmo login.

Mesmo para quem não assinar o canal de esportes, poderá usar o app, mas com funcionalidades limitadas. Está previsto, por exemplo, a liberação de jogos gravados em 4K. São eles: Corinthians x Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, e Avaí x Fluminense, pela Copa do Brasil. Também será possível conferir alguns vídeos do canal de esportes e informações, como tabelas de classificação e dos próximos jogos.

Quem assina terá como diferencial a possibilidade de ver 56 dos 64 jogos ao vivo em 4K — não vão ser todos, pois alguns serão simultâneos e o SporTV fará uma curadoria — e replays das partidas.

Ainda estamos longe de ter muitos conteúdos 4K. A iniciativa da Samsung se junta a algumas séries da Netflix e alguns conteúdos feitos pela Globo no rol de opções para quem quer uma qualidade UltraHD.

Gritando gol atrasado

Estamos aos poucos desligando o sinal analógico em detrimento do digital (HD) no Brasil, e já deu para perceber que em muitos casos, seu vizinho grita gol antes de você. Isso acontece, basicamente, por causa do tipo de transmissão — a regra é: quanto melhor a qualidade, maior o atraso. Agora, imagine só como será em um streaming em 4K, cuja qualidade é muito melhor.

Perguntado sobre o atraso na transmissão, durante evento de anúncio em São Paulo, Erico Traldi, diretor de produto da área de TV e áudio da Samsung, jogou limpo. “Todas as transmissões de imagem com alta qualidade contam com atrasos. Podemos garantir que empregamos o que há de mais avançado para evitar isso.”

Então tá. Se você quiser mesmo ouvir antes quem fez gol, basta ouvir no rádio. Aliás, um levantamento da Folha de S. Paulo na Copa passada indicou que o maior atraso de transmissão ocorre quando é feita pela internet — na época, quem acompanhou o jogo pela internet só ouviu gol 25 segundos após o ocorrido ao vivo no estádio.

Ainda não vi uma transmissão ao vivo de imagens em 4K, mas imagino que pode ser perto disso o atraso. No entanto, se esta é a pena para ver uma imagem melhor, por mim tudo bem.