_Internacional

Coreia do Norte vai acabar com fuso horário de 30 minutos que tem sobre a Coreia do Sul

A Coreia do Norte está 30 minutos atrás da Coreia do Sul desde que Kim Jong Un criou o “Pyongyang Time” em 2015. Mas a partir de 5 de maio, a Coreia do Norte vai sincronizar seus relógios com a Coreia do Sul em mais um passo de normalização de relação entre os países, de […]

A Coreia do Norte está 30 minutos atrás da Coreia do Sul desde que Kim Jong Un criou o “Pyongyang Time” em 2015. Mas a partir de 5 de maio, a Coreia do Norte vai sincronizar seus relógios com a Coreia do Sul em mais um passo de normalização de relação entre os países, de acordo com a agência KCNA e a Reuters
.

Coreia do Norte divulga animação simulando um ataque a Guam
A internet da Coreia do Norte tem apenas 28 sites

O ditador norte-coreano Kim Jong Un fez uma travessia histórica passando pela zona desmilitarizada até a Coreia do Sul na semana passada para encontrar Moon Jae-in, o presidente da Coreia do Sul. O diálogo foi bastante produtivo, e ambos os lados falarem do fim da guerra das Coreias, embora o plano não tenha ainda muitos detalhes.

Não obstante, o encontro está criando um otimismo cauteloso pelo mundo. E um dos pequenos símbolos de paz e boa vontade é essa notícia do retorno da Coreia do Norte ao mesmo fuso de Coreia do Sul, 12 horas na frente do horário de Brasília.

Ditador da Coreia do Norte (esq.) e presidente da Coreia do Sul. Imagem por Getty

Por que a Coreia do Norte quis ficar trinta minutos antes da Coreia do Sul? Aparentemente, a razão era apenas orgulho nacionalista. A Coreia do Norte anunciou em 2015 que retornaria ao horário adotado pela península coreana durante o tempo da ocupação japonesa entre 1910 e 1945. O Japão chegou a mudar o horário da Coreia em 1912.

“Os perversos imperialistas japoneses cometeram crimes imperdoáveis, privando a Coreia até de seu fuso horário, enquanto destruíam nossa terra com uma história e cultura de mais de 5.000 anos e perseguindo a política com o objetivo de destruir a nação coreana”, informou a agência de notícias estatal KCNA em 2015.

A Casa Azul, residência oficial do presidente da Coreia do Sul, tuitou uma foto de dois relógios que mostrava a diferença entre os países. Kim teria ficado perturbado ao ver os dois relógios de parede na Coreia do Sul — uma das maneiras de separar as nações que está em vigor desde a Guerra Fria.

No entanto, a Coreia do Norte não é o único lugar com fuso horário que está fora da sintonia do mundo. Há um grande número de cidades e países a pelo mundo com 15 ou 30 minutos dos horários estabelecidos como “normais”. Terra Nova, no Canadá, é um dos exemplos. A província está 2,5 horas atrás do GMT (Greenwich Mean Time)

[Jihye Lee at BloombergReutersKCNA]

Imagem do topo: Ilustração/Gizmodo

Sair da versão mobile