_Tecnologia

Corning anuncia Gorilla Glass DX/DX+, novos vidros protetores para câmeras de celulares

Os novos vidros são mais duráveis e resistentes a arranhões em comparação com os revestimentos anti-reflexos tradicionais.

Imagem: Corning

O Gorilla Glass da Corning é bastante usado para criar painéis transparentes superfortes usados ​​na parte frontal e posterior de smartphones, tablets e muitos outros eletrônicos. Agora, a companhia criou uma nova versão de sua sílica durável, e ela é projetada especificamente para câmeras de celulares.

Seguindo o lançamento do Gorilla Glass Victus no ano passado, a Corning diz que os novos Gorilla Glass DX e Gorilla Glass DX+ são mais duráveis e resistentes a arranhões em comparação com os revestimentos anti-reflexos tradicionais, além de apresentar desempenho óptico aprimorado.

No vídeo de anúncio, a Corning demonstrou a durabilidade dos novos vidros protetores em testes de resistência lado a lado, em comparação com um vidro com revestimento anti-reflexo padrão e vidro de safira com Gorilla Glass DX+. De fato, parece ser uma solução tão boa quanto o vidro de safira usado em telas de aparelhos, entre eles o Apple Watch, por exemplo.

Tanto o Gorilla Glass DX quanto o DX+ não são tecnologias inéditas — ambas estão presentes em alguns modelos de smartwatches. No entanto, a Corning afirma que a película foi ajustada para acomodar melhor as necessidades das câmeras móveis mais sofisticadas presentes nos smartphones mais atuais.

De acordo com a Corning, as tampas das lentes das câmeras feitas de Gorilla Glass DX e DX+ permitem que 98% da luz atravesse os elementos da lente e o sensor da câmera abaixo, em comparação com cerca de 95% para os revestimentos anti-reflexos padrão. E embora esses 3% extras possam não parecer muito, cada fóton adicional pode fazer a diferença, especialmente ao tirar fotos à noite usando um sensor de câmera de celular, que é significativamente menor do que o que você encontraria em uma câmera DSLR.

Além disso, com o aumento do número e do tamanho das lentes na parte traseira dos dispositivos móveis — e do número crescente de consumidores que não trocam mais tanto de celular –, ficou ainda mais importante usar componentes que podem resistir melhor ao tempo.

Por enquanto, não há nenhum smartphone que tenha o Gorilla Glass DX/DX+. Contudo, a Corning diz que a Samsung será a primeira fabricante a utilizar a novidade em um de seus próximos dispositivos. A sul-coreana ainda não fez nenhum anúncio, mas tudo leva a crer que pode ser um dos smartphones programados para o Samsung Unpacked do dia 11 de agosto, quando a empresa deve confirmar uma leva de novos produtos.

Sair da versão mobile