
CORPVS usa IA e machine learning em sistema de detecção de roubo
No cenário global atual, o investimento em tecnologia e inovação é fundamental para organizações de todos os setores. Apostar em soluções próprias é essencial para aumentar a eficiência da prestação de serviços, redução de custos operacionais e, principalmente, o desenvolvimento de recursos e ferramentas que atendam as necessidades mais urgentes do segmento. A CORPVS, principal empresa de segurança privada do Nordeste brasileiro, é uma dessas entidades que acreditam que o direcionamento de recursos para a criação de soluções próprias é indispensável.
Os investimentos milionários em tendências tecnológicas realizados ao longo dos últimos anos foram a chave para a companhia seguir crescendo e se destacando entre os players do setor.
Embora seja ligada principalmente aos serviços de segurança e transporte de valores, a empresa expandiu consideravelmente o leque de serviços ao longo de suas cinco décadas de existência. Agora, oferece soluções de rastreamento, veicular, vigilância eletrônica, telemetria e gerenciamento de frotas.
CORPVS investe em inteligência artificial e machine learning
Atualmente, a empresa conta com equipes dedicadas ao desenvolvimento de tecnologias próprias baseadas em tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA) e o machine learning. O objetivo da empresa é melhorar a prestação de serviços para seus clientes espalhados pelo Brasil.
Internamente, a companhia utiliza a tecnologia embarcada em câmeras de monitoramento inteligente para identificar padrões de comportamento que configuram ações de roubo ou furto. As equipes de tecnologia supervisionam o aprendizado do algoritmo. Assim, eles ajudam na classificação de quais ações realmente se classificam como ações criminosas ou são entradas consideradas “falsos positivos”.
A detecção de furtos e roubos, sobretudo em países com questões graves relacionadas à segurança pública, está se tornando uma tecnologia cada vez mais comum. Além da CORPVS, outras grandes gigantes do setor da tecnologia, como o Google, por exemplo, trabalham em meios de identificar quando seus clientes estão sendo vítimas de ações criminosas. Assim, elas podem acionar todos os mecanismos de segurança de forma imediata.
Cofre inteligente
Como uma das maiores empresas do ramo, é natural que ela também se preocupe em desenvolver estratégias e recursos para tornar o deslocamento de grandes quantias de dinheiro mais seguro. Uma das tecnologias que mais chamam a atenção é o cofre inteligente.
Desenvolvido para lojas, postos de gasolina e demais estabelecimentos que trabalham com altas quantidades de valor em espécie, o cofre garante que o cliente da CORPVS guarde os valores arrecadados em segurança e tenha todos os registros sobre todo o montante armazenado ao longo dos dias.
Quando o cofre inteligente chega a 80% de sua capacidade total, as equipes responsáveis pelo transporte de valores são notificadas para fazer o deslocamento do valor inserido no cofre. Segundo Eginaldo Silva, diretor de operações da empresa, a solução diminui assaltos. Uma vez que reduz consideravelmente o tempo em que as cédulas ficam expostas no estabelecimento comercial.
Telemetria avançada
Atualmente, um dos carros-chefe da empresa é o serviço de telemetria avançada. Ele transmite dados em tempo real de velocidade, distância percorrida, localização, níveis de combustível, aceleração e frenagem, tempo de motor ocioso entre outras informações relevantes.
Além de auxiliar no trabalho do gestor de frotas dos clientes da CORPVS, a tecnologia garante a diminuição dos custos de manutenção de veículos. Isso porque oferece as informações fornecidas que podem sinalizar a necessidade de realização de uma manutenção preventiva para evitar o agravamento de problemas mecânicos, por exemplo.
Além disso, o sistema avançado da companhia fornece dados precisos que permitem ao responsável pelo gerenciamento entender com precisão o comportamento do motorista. Assim, permite a tomada de medidas em tempo real que permitam uma condução mais econômica, eficiente e segura.
Gaiola impenetrável para transporte de valores
Além de investir em ferramentas tecnológicas, armamento e treinamento de pessoal, a empresa desenvolveu uma gaiola especial impenetrável para proteger o cofre de carros fortes. Durante os testes com o apoio do Exército brasileiro, a estrutura com o cofre seguiu intacta. Isso mesmo com a destruição total do veículo com explosivos.
Outro detalhe interessante é que o desenvolvimento e fabricação da gaiola é realizado dentro das instalações da CORPVS. Isso significa que a empresa tem pouquíssima dependência de terceiros para a realização de suas operações. Além disso, também é capaz de garantir um elevado nível de qualidade no processo de produção.