Eis uma dica para desenvolvedores de aplicativos móveis: antes de enviar seu app para uma app store, veja se a correção automática afeta o nome do seu app. É que a empresa americana Locai sentiu na pele como isso pode prejudicar um app.

A Locai enviou um app de localização e check-in para o Android Market, e ficou surpresa quando ninguém conseguia encontrá-lo. Os desenvolvedores perceberam, depois de enviar o app, que a correção automática que o Google usa no Android Market muda “Locai” para “Local”. Ops!

O Google sugere correções nas buscas faz tempo, mas desde ano passado eles corrigem a busca automaticamente, sem você pedir. Ou seja, em vez do clássico “Você quis dizer”, que lhe dá a opção de procurar pela palavra que o Google acha certa, ele já diz “Exibindo resultados para (correção). Em vez disso, pesquisar por (palavra original)”. De acordo com o Google, isso funciona bem nas buscas da web. Mas no Android Market, parece não ser o caso: como você pode ver abaixo, o Market nem avisa que está fazendo a correção automática.

Por enquanto, os desenvolvedores da Locai têm que escolher entre mudar o nome para algo que o Google não corrija, ou permanecer nas trevas até o Google resolver mudar o algoritmo de busca. [TechCrunch]