Nós já ouvimos os problemas dos desenvolvedores de Apps esperando os pagamentos da Apple, mas ao menos havia pagamentos. Um sensacional(ista) artigo da Newsweek diz que a mina de ouro da App Store secou e que alguns desenvolvedores mal estão conseguindo pagar as contas.

Todo mundo já viu os vídeos de propaganda da Apple no estilo "Veja estes desenvolvedores bem sucedidos!", e admito que acreditei neles. Todo mundo parece tão feliz e próspero na AppleLândia! Mas a minha impressão da Apple e dos desenvolvedores da App Store mudou consideravelmente com o tempo: antes eu tinha inveja dos milionários repentinos, depois percebi que a grande maioria deles não está tão bem.

A Newsweek entrevistou alguns desses caras, entre eles alguns que até já apareceram nas propagandas, e eles dizem que a grana está curta.

A história certamente começa bem: um desenvolvedor pode ganhar 45.000 dólares nos primeiros três meses, e alguns chegam até a chegar às seis casas de lucro neste mesmo período. Mas talvez o mercado de apps esteja amadurecendo, e à medida que a concorrência aumenta, torna-se muito mais difícil do que já foi desenvolver e ser bem sucedido com um programa pequeno.

É claro que, como qualquer reportagem com um pé no sensacionalismo, não dá pra saber se os entrevistados foram escolhidos a dedo para reforçar o tema da matéria ou se eles formam um grupo representativo da totalidade dos desenvolvedores. De qualquer forma, é um bom aviso aos que possam estar pensando em largar tudo e virar um desenvolvedor de Apps em tempo integral. [Newsweek]