Depois de alguns atrasos, a Cortana em português está entre nós. Uma atualização do Windows 10 para quem está no programa Insider traz a assistente pessoal aos PCs. Dessa forma, você poderá inserir compromissos no calendário, pedir a previsão do tempo, criar lembretes e até ouvir piadas.

>>> O que a Cortana em português já pode fazer, e onde ela ainda precisa melhorar

O blog oficial da Microsoft diz que a Cortana brasileira gosta muito de pastel – uma forma de personalizar a experiência em cada país. No Japão, por exemplo, a assistente faz reverência quando é ativada.

O português é um novo idioma para a Cortana, que até então já falava inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, mandarim e japonês. Hoje, usuários no México e Canadá também poderão usá-la.

Para ativá-la, é preciso estar no programa Insider: para isso, vá até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções avançadas e clique em “Introdução”. Na mesma tela, arraste o controle de “Release Preview” para “Modo rápido”.

Insider no RTM

A Cortana veio na build 14279, que está disponível por enquanto apenas para o “fast ring”. Entre as novidades, temos que a tela de login agora usará o mesmo plano de fundo que seu desktop; e o app do Xbox agora conta com os leaderboards que estrearam em fevereiro no Xbox One.

No Brasil, a Cortana se junta à Siri (que fala português desde o ano passado) e ao Google Now (que oferece comandos em nosso idioma desde 2013). Vamos testar a assistente por aqui e traremos mais detalhes em breve.

Será que o Windows 10 Mobile para smartphones antigos está chegando também?

[Microsoft; obrigado, Henrique!]

Atualizado às 19h11