Estas novas imagens e detalhes do Microsoft Courier mostram um dispositivo levemente diferente daquele que descobrimos há alguns meses: menor, talvez menos revolucionário, e um concorrente direto do iPad.

Esta versão possui o mesmo núcleo do sistema operacional usado no Windows Phone 7 e no Zune HD, movido pelo chipset Tegra 2 da Nvidia. Ele aparentemente tem pouco menos de 2,5cm, pesa menos que meio quilo e tem dimensões de uma foto 5×7 quando fechado.

Como você pode ver, o dispositivo parece ainda menor; a interface, mesmo que ainda use a caneta, parece menos impressionante nestas imagens do que a interface bem complexa e sofisticada (ou talvez complexa) que vimos antes:

O Courier está evoluindo ou regredindo? É difícil dizer: não sabemos em que fase do desenvolvimento do Courier se encaixam estes conceitos, nem se eles vieram antes ou depois dos conceitos que mostramos em nossa reportagem. Mas se eles forem mais novos, algumas coisas se destacam:

  • O Courier tornou-se mais realista e menos diferentão, o que não é incomum para produtos que parecem impressionantemente radicais. (Mas, de um jeito ou de outro, nós ficamos impressionados com a interface original.)

  • Em vez de usar o Windows 7 como o núcleo, como havia dito a ZDNet, e usar o Windows CE6 e componentes para celular colocam o Courier ainda mais como um concorrente do iPad. Pode-se criar um tablet de pelo menos dois jeitos: adicionar funções a um smartphone, ou retirar funções de um computador. A Microsoft parece ter adotado a primeira filosofia, em vez da segunda — que eles seguiram até então com os tablet PCs. (E isso faz sentido, já que este supostamente é um projeto de J Allard — ele iria querer usar as criações do departamento dele, de Entretenimento e Dispositivos, para fazer um tablet.) Além disso, componentes para dispositivos móveis são mais baratos que componentes para laptops de baixa potência.

  • Este poderia ser um dos vários protótipos de tablets que J Allard tem, o que explicaria porque há versões que parecem mais com o Windows 7 que com o Windows Phone 7.

  • O blog Engadget diz que a data de lançamento é ainda este ano, apesar de que ouvimos de outras fontes que o Courier não vai dar as caras em 2010.

  • Ainda estamos ansiosos pelo Courier!

[Engadget]