_Brasil

CPF Digital: app permite acessar CPF, CNH e tirar dúvidas sobre imposto de renda

Depois da CNH, CRLV e o IDN, é a vez do CPF ser disponibilizado em formato digital. A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (15) o aplicativo CPF Digital, disponível para Android e iOS.

Telas do aplicativo CPF Digital

Depois da CNH, CRLV e o IDN, é a vez do CPF ser disponibilizado em formato digital. A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (15) o aplicativo CPF Digital, disponível para Android e iOS.

O aplicativo mostra o número de CPF, nome e status, mas também reúne outros documentos como a CNH na mesma interface. Além disso, há um chatbot para auxiliar as pessoas com a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).

A descrição do aplicativo nas lojas do Android e iPhone indicam que o CPF digital está disponível somente para os cidadãos com CNH. É preciso fazer uma “prova de vida” para obter acesso aos documentos, utilizando a câmera para detecção de presença. As imagens capturadas pelo celular são conferidas com a base de dados biométrica do governo.

O chatbot do app utiliza inteligência artificial e dá respostas pré-definidas para dúvidas sobre a declaração do IRPF 2020, incluindo “como preencher a declaração, como consultar a restituição, prazo para apresentação, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves”, segundo o comunicado da Serpro, que desenvolveu o aplicativo.

A ideia do atendimento virtual é restringir o atendimento presencial por causa da pandemia de COVID-19. “Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros”, disse o secretário Especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto.

Sair da versão mobile