Criadores de conteúdo poderão em breve começar a ganhar com anúncios no IGTV

O Instagram está trabalhando em um protótipo do Programa de Parceiros para produtores de conteúdo ganharem com anúncios inseridos em vídeos no IGTV.
AP

No mês passado, o Instagram anunciou que iria remover o ícone do IGTV que aparecia no topo do aplicativo por falta de uso, já que as pessoas preferiam visualizar os vídeos no próprio feed. Agora, o próximo passo para impulsionar o recurso é finalmente monetizá-lo, permitindo que criadores de conteúdo ganhem dinheiro na plataforma.

Aparentemente, o Instagram já vem trabalhando nisso há um tempo, já que a rede social confirmou ao TechCrunch que desenvolveu um protótipo do Programa de Parceiros, que deve funcionar de maneira similar ao que ocorre com os vídeos no Facebook: os produtores de conteúdo ganham 55% da receita proveniente dos anúncios inseridos no meio dos vídeos.

Apesar de muita gente odiar essa interrupção dos vídeos, a estratégia pode atrair mais produtores de conteúdo, aumentando a quantidade e a qualidade do que existe atualmente na plataforma. Antes dessa mudança, a única forma de ganhar dinheiro era com posts patrocinados ou utilizando a rede social para vender produtos ou direcionar seguidores para outras plataformas, como o YouTube, que permitem ganhar com anúncios.

Quem descobriu o protótipo de monetização do IGTV pela primeira vez foi a especialista em engenharia reversa Jane Manchun Wong. Ela encontrou sinais do programa no código do aplicativo do Instagram para Android na semana passada.

Nas capturas de tela é possível visualizar um menu de “Ferramentas de Monetização” e uma página informando que o usuário está “elegível” para monetizar seus vídeos no IGTV (ainda não está claro quais critérios serão utilizados para determinar essa elegibilidade). Ainda de acordo com a descrição na tela, “você pode ganhar dinheiro com anúncios curtos em seus vídeos no IGTV. Ao monetizar no IGTV, você concorda em seguir as Políticas de Monetização do Programa de Parceiros”.

O Instagram confirmou que o programa ainda é um protótipo em desenvolvimento, o que significa que ele ainda não está sendo testado. Em comunicado ao TechCrunch, a empresa declarou que “nós continuamos a explorar maneiras de ajudar os criadores a monetizarem com o IGTV. Nós não temos mais detalhes para compartilhar agora, mas iremos conforme o programa for sendo desenvolvido”.

[TechCrunch]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas