O Rio de Janeiro tem menos hotspots Wi-Fi do que eu gostaria, por isso vejo com bons olhos uma iniciativa de oferecer internet gratuita para quem visitar o Cristo Redentor nos próximos dois anos.

A Hyundai inaugurou esta semana uma conexão aberta de 100 Mbps em um dos cartões-postais do Rio. A cada ano, três milhões de pessoas visitam o local.

O Wi-Fi gratuito será oferecido até junho de 2017. Nesse período, a montadora coreana vai patrocinar o Cristo – por isso, o monumento ganhou iluminação azul, cor da empresa.

Além disso, as áreas próximas ao Cristo vão ganhar QR Codes e outros recursos interativos, e a empresa vai oferecer atividades sociais e educativas.

Hotspots Wi-Fi são relativamente raros nos pontos turísticos do Rio. Existe o projeto Orla Digital nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon; o Sambódromo libera o acesso durante o Carnaval; e o Maracanã teve Wi-Fi gratuito na Copa.

No entanto, você precisa depender do 3G em lugares como Pão de Açúcar, Jardim Botânico, e até mesmo em diversos shoppings. Isso provavelmente vai mudar à medida que nos aproximamos das Olimpíadas: o Rio deve receber mais de 8 mil hotspots nos locais de provas e em pontos de grande circulação.

[Portal Comunique-se]

Foto por Leo Correa/AP