_Curiosidades

Comemore 40 anos do cubo mágico brincando com um deles no Google

O cubo mágico é um favorito entre os quebra-cabeças retrô. Hoje, ele completa 40 anos de idade. Para comemorar, o Google Doodle de hoje permite resolver um deles direto no seu navegador – é só clicar aqui. Se você estava pronto para começar uma semana produtiva, mal aí. Primeiro, clique no cubo para ativá-lo. Depois, […]

O cubo mágico é um favorito entre os quebra-cabeças retrô. Hoje, ele completa 40 anos de idade. Para comemorar, o Google Doodle de hoje permite resolver um deles direto no seu navegador – é só clicar aqui. Se você estava pronto para começar uma semana produtiva, mal aí.

Primeiro, clique no cubo para ativá-lo. Depois, use o mouse: para girar uma peça do cubo, clique nela e arraste para a direção desejada. Para girar o cubo inteiro, clique e arraste a área ao redor dele – como no GIF abaixo. Também é possível controlá-lo com o teclado usando estes comandos.

MAIS: Robô de Lego com cérebro de smartphone resolve cubo mágico em tempo recorde

O cubo mágico foi inventado em 1974 pelo arquiteto húngaro Erno Rubik: a ideia era usá-lo para ajudar a explicar geometria tridimensional. Alguns anos depois, em 1980, o cubo foi licenciado para a Ideal Toy Corp e vendeu 350 milhões de unidades – é o quebra-cabeça mais vendido do mundo.

Todo cubo mágico pode ser resolvido em apenas vinte movimentos, tanto que alguns conseguem fazer o processo em apenas seis segundos. Mas para a maioria das pessoas, isso pode demorar mais tempo: afinal, existem 43 quintilhões de permutações possíveis.

Sim, por isso a diversão às vezes se transforma em frustração, e você quer tacar o cubo para longe. Mas a versão do Google é legal, e você deveria experimentar. Basta clicar aqui: [Google Doodle]

Sair da versão mobile