_Tecnologia

Cyanogen cria variante do Android com serviços embutidos da Microsoft

A nova plataforma MOD permite fazer uma integração profunda de serviços no Cyanogen OS, e a maior parceira nisso tudo é a Microsoft.

por Felipe Ventura

A Cyanogen é bastante conhecida por distribuir uma ROM modificada do Android. A empresa também licencia um sistema operacional para fabricantes, chamado Cyanogen OS, e anunciou na feira Mobile World Congress algumas novidades para ele.

>>> Nokia comenta planos de lançar smartphones e de fornecer 5G

A nova plataforma MOD permite fazer uma integração profunda de serviços no Cyanogen OS. Desenvolvedores terão APIs para criar essas experiências nativas, e a maior parceira nisso tudo é a Microsoft.

O Skype se integra ao discador nativo para chamadas VoIP, e há um botão para ativar videochamadas. O OneNote está presente em atalhos no navegador, e-mail e agenda. E o Hyperlapse, que transforma vídeos tremidos em timelapses fluidos, está integrado à câmera nativa.

Além disso, a assistente de voz Cortana pode ser ativada em qualquer tela, bastando dizer “Ei Cortana” – tal como no Windows Phone. O The Verge mostra como isso funciona:

A Microsoft não é a única empresa a integrar seus serviços no sistema. O discador permite bloquear chamadas de spam graças ao TrueCaller embutido; e a tela de bloqueio mostra fotos do Instagram, com a legenda na parte inferior.

Mas a presença da Microsoft é mais proeminente. Ela fechou um acordo estratégico no ano passado com a Cyanogen para distribuir “os serviços do Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e Office”.

A Cyanogen esclareceu há algum tempo que estes apps podem ser removidos do sistema – realmente deletados, não apenas desativados. O Cyanogen OS também vai sugerir que o usuário instale novos “mods” – apps que se integram ao sistema – para completar determinadas tarefas.

Estas novidades vão chegar na versão 13, baseada no Android Marshmallow, a ser lançada em março.

O Cyanogen OS precisa ser adotado pelas fabricantes. Pensando nisso, a empresa criou um programa chamado MOD Ready, que listará todos os componentes compatíveis com o sistema, para facilitar a criação de novos smartphones.

Eles também ajudarão a adaptar smartphones existentes. É o caso do BQ Aquaris X5, lançado no ano passado: você escolhe se ele virá com Cyanogen OS, ou com o Android feito pelo Google.

O CEO da Cyanogen, Kirt McMaster, disse que sua ambição é “levar o Android para longe do Google”, integrando apps e serviços de outras empresas direto no sistema. Apesar disso, o Cyanogen OS tem acesso à Play Store.

Vale lembrar que a CyanogenMOD continua existindo: a ROM permanece gratuita e não inclui apps da Microsoft nem de outros parceiros.

[CyanogenAndroid PoliceThe VergeTechCrunch]

Confira abaixo os principais lançamentos do Mobile World Congress 2016:

[galeria_embeded]

Sair da versão mobile