_Smartphones

CyanogenOS virá com apps e serviços da Microsoft pré-instalados

A Cyanogen anunciou que apps e serviços da Microsoft virão pré-instalados na ROM CyanogenMod .

A Microsoft está cada vez mais de olho nos smartphones — e não só nos Windows Phone. Além de fazer novos apps para Android e iOS, no início do ano veio à tona a notícia de que a empresa iria investir no CyanogenOS, uma das ROMs mais populares do Android. Agora sabemos mais sobre como isso vai acontecer na prática: a Cyanogen anunciou que apps da Microsoft virão pré-instalados no CyanogenOS e serviços da empresa estarão entre as opções nativas.

>>> Como colocar o CyanogenMod no seu dispositivo com Android

A Cyanogen disse que Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e Microsoft Office virão pré-instalados em seu sistema operacional, e os serviços do Bing estarão entre as opções do sistema.

Quem não gostar da ideia vai poder desinstalar completamente os apps — e não apenas desativá-los, como acontece em outros aparelhos e skins do Android. Faz sentido: geralmente, quem adere ao CyanogenOS está fugindo do bloatware que as fabricantes colocam em seus aparelhos.

Os apps pré-instalados fazem parte de uma parceria entre Cyanogen e Microsoft, como parte da estratégia de estar cada vez mais presente entre dispositivos móveis, mesmo que em outros sistemas operacionais, como Android e iOS.

Outros pontos desse plano foram o lançamento de apps como o Outlook e o Office Lens para iPhones e Androids, e o acordo com a Samsung para colocar seus apps no Galaxy S6 e em tablets.

Por outro lado, a Cyanogen já estava tentando se livrar do Google, mesmo antes do acordo com a Microsoft. Desde que se tornou uma empresa, em setembro de 2013, ela tem a ambição de se tornar uma forte concorrente nos sistemas operacionais móveis. Por um tempo, o CyanogenMod veio embarcado no excelente OnePlus One, mas as duas empresas acabaram desfazendo a parceria.

[Cyanogen via The Verge e Android Central]

Sair da versão mobile