_Espaço

Da Terra, fotógrafo registra astronautas caminhando no espaço; veja foto

Astronautas da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA), foram fotografados enquanto faziam manutenção do lado de fora da ISS, na semana passada

astronautas

imagem: Sebastian Voltmer / reprodução

Na última semana, o astrofotógrafo Sebastian Voltmer capturou dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) fazendo uma caminhada no espaço.

Os astronautas Raja Chari, da NASA, e Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA), foram fotografados enquanto faziam atividades de manutenção do lado de fora da ISS, na última quarta-feira (23). Foram sete horas de manutenção, o suficiente para os registros.

Aqui da Terra, o astrofotógrafo Voltmer mirava suas lentes para observá-los e logo conseguiu capturar toda a ação. Ao que tudo indica, essa é a primeira imagem feita da Terra que registra duas pessoas caminhando no espaço ao mesmo tempo.

Para conseguir o registro, o fotógrafo independente contou com um equipamento avançado: um telescópio pessoal Celestron EdgeHD de 11 polegadas, instalado em um tripé GM2000 HPS e uma câmera planetária ASI290.

Em seu Twitter, o fotógrafo celebrou o registro e comentou que assistiu à atividade logo após o sol se pôr. Na primeira imagem, aparece o astronauta europeu Maurer “escalando” a ISS, enquanto o braço robótico (Canadarm2) auxilia na a atividade de manutenção.

O astrofotógrafo fez o registro do quintal de sua casa, na cidade alemã de Sankt Wendel — que, coincidentemente, também é a cidade natal do astronauta Matthias Maurer. Após detalhar onde estava seu conterrâneo, Voltmer publicou outra imagem onde o astronauta Raja Chari aparece em destaque.

Sair da versão mobile