Nós estamos esperando pelo app de Facebook para iPad faz um bom tempo, principalmente depois do vazamento que o TechCrunch revelou há meses. Na verdade, ele já está pronto desde o vazamento, diz Jeff Verkoeyen, ex-desenvolvedor do Facebook. A única coisa que o mantém distante de nós é um problema político entre Facebook e Apple.

Verkoeyen foi o desenvolvedor chefe do app do Facebook para iPad por oito meses, então acreditamos que ele fala com certa autoridade quando fiz em seu blog que o app já está pronto desde maio. Mas o Facebook adiou diversas vezes seu lançamento. Tudo isso foi frustrante a ponto de ele finalmente pedir demissão e ir para o Google. Para informação geral, o blog de Verkoeyen saiu do ar, mas um tweet seu confirma o link.

Mas o que aconteceu? Segundo o TechCrunch, o app nunca viu a luz do dia por causa da falta de habilidade de Facebook e Apple para chegar a um acordo sobre a integração da rede social no iOS 5. O Facebook continua fraco nas funcionalidades integradas do iOS, e eles acreditam que a Apple não gostou dos termos propostos para mudar a história. O que é um saco, já que a plataforma está lá, pronta para ser utilizada.

Isso também explica, em parte, a variante de Facebook com HTML5 que estaria sendo desenvolvida com o codinome Project Spartan. Se a Apple está complicando a entrada, o Facebook pode dar seu próprio jeito e colocar todas as suas novidades no navegador, sem restrições.

Mas sem nenhum posicionamento ofiicial, nos resta esperar pelo próximo capítulo. [TechCrunch]