Além de serem capazes de produzir protótipos de forma rápida e eficiente, impressoras 3D também podem criar peças complexas, cujas formas tradicionais de produção não conseguiriam criar em escala industrial. É por isso que a fabricante American Standard usa impressoras 3D para a nova linha de torneiras cujas formas fazem com que nos perguntemos como é possível que elas funcionem.

1302932153076005009

Impressas em metal de verdade para durarem tanto quanto uma torneira tradicional, esses três novos designs da linha DXV da American Standard podem deixar os visitantes da sua casa um tanto confusos. Dois desses modelos fazem parecer que a água está surgindo do nada, enquanto o design da terceira parece ter sido feito com metal líquido que foi congelado com o tempo.

1302932153118030481

Além de incríveis, esses designs únicos mostram do que são capazes as tecnologias de impressão 3D. Se você tentar fazer uma dessas usando os métodos tradicionais de moldagem de metal, você precisará de muita sorte.

Dito isso, vale lembrar que produção em massa de objetos impressos em 3D ainda é um assunto complicado — são necessárias 24 horas para produzir estes designs usando um processo de sintetização a laser de pó de metal, e detalhes finais e polimento ainda são feitos à mão em cada uma das peças. É por isso que a American Standard quer cobrar de US$ 12.000 a US$ 20.000 para cada uma dessas torneiras quando elas estiverem disponíveis, no final do ano.

Bem, elas são realmente lindas, mas acho que teremos de continuar com as nossas torneiras comuns e sem graça. [American Standard]