Nas redes sociais, famosos, amigos e familiares fizeram posts emocionados à cantora Rita Lee. Uma das pioneiras do rock brasileiro, ela morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, em sua casa em São Paulo. A artista foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021.
A lista contém o presidente Lula e parceiros como Milton Nascimento, Lulu Santos, Arnaldo Baptista, além antigos amigos, como Antônio Peticov, e também familiares, como o filho Beto Lee. Separamos abaixo algumas das menções mais importantes.
Lula
No Twitter, o presidente Lula afirmou que Rita Lee “era uma artista a frente do seu tempo”, ressaltando que ela era tida como um símbolo da luta feminista no Brasil.
Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória.
Rita ajudou a transformar a…
— Lula (@LulaOficial) May 9, 2023
Beto Lee
Milton Nascimento
Gilberto Gil
Arnaldo Baptista
O ex-marido de Rita Lee, e também fundador dos Mutantes, publicou no Twitter e no Instagram uma foto da cantora, destacando o seu lado circense — que trouxe para os Mutantes.
“Rita Lee trouxe para os Mutantes um lado circense, que envolveu humor, roupas e instrumentos que ela tocava, como o Theremin. Além de nossas parcerias,como na ‘Balada do Louco’, entre tantas outras. Descanse em Paz. pic.twitter.com/HzCDHbjb1K
— Arnaldo Baptista (@ArnaldoBaptista) May 9, 2023
Após a separação do casal, em 1972, Arnaldo Baptista passou a usar LSD diariamente, culminando em sua tentativa de suicídio em 1981, no dia do aniversário de sua ex-esposa.
Antônio Peticov
O artista plástico acompanhou a carreira de Rita Lee e dos Mutantes desde o início. Peticov publicou um story no Instagram com compacto da banda O’Seis em mãos, o primeiro registro fonográfico de Rita e dos irmãos Dias Baptista na banda que seria o embrião dos Mutantes.
Peticov também foi a pessoa que introduziu o LSD aos Mutantes, em 1970, quando o grupo foi à Paris gravar o disco que Tecnicolor, lançado apenas em 2000. Ele comentou sobre sua relação com Rita via stories, no Instagram. Clique aqui para ver.
Lulu Santos
Lázaro Ramos
Zélia Duncan
A cantora Zélia Duncan publicou um texto no UOL, sendo uma das homenagens mais emocionantes a Rita Lee. Além das parcerias, Zélia foi a escolhida para substituir a roqueira na turnê de reunião dos Mutantes, em 2006, ao lado de Sérgio Dias e Arnaldo Baptista.
Em seu texto, Zélia fez referência à canção Balada do Louco, afirmando que Rita é o “nosso céu”. A canção é um dos maiores clássicos dos Mutantes, composta por Rita Lee e Arnaldo Baptista, gravada em 1972.
Liminha
O produtor musical Liminha foi baixista dos Mutantes entre 1969 e 1973 e publicou uma foto do período em que a cantora esteve na banda.
Branco Mello
O baixista e vocalista dos Titãs publicou uma foto com Rita Lee e os Titãs, que atualmente conta com Beto Lee, filho da cantora, entre os membros.
Ritchie
Minha fada madrinha partiu! Que tristeza imensa! Meus sentimentos sinceras à família e aos milhares e milhares de fãs que, como eu, estão se sentindo desamparados nesse momento. Love you Rita!💔 Thanks for everything! pic.twitter.com/rgI6yt9CdX
— Ritchie 👽 (@ritchieguy) May 9, 2023
Selton Mello
O ator divulgou um trecho famoso da biografia da cantora: “ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa”, que Rita Lee considerou o seu epitáfio.
Corinthians
Até mesmo o perfil oficial do Corinthians, time de coração de Rita, deixou uma homenagem para a cantora. No vídeo, ela aparece ao lado de Sócrates e Casagrande, dois ídolos do Timão — dentro e fora de campo.
"Se por acaso eu morrer do coração, é sinal que amei demais" – Rita Lee
O corinthiano sempre te amará, Rita! Eternamente 🖤 pic.twitter.com/RDUTtjtJQJ
— Corinthians (@Corinthians) May 9, 2023