De Oxford à XP, pesquisas colocam Brasil como favorito na Copa
Não é só otimismo patriótico: três pesquisas, feitas por fontes (bem) diferentes, apontam que o Brasil tem a maior chance de vencer a Copa 2022. Os levantamentos feitos pela Universidade de Oxford, XP Investimentos e Serasa Experian baseiam suas conclusões em cálculos e probabilidades matemáticas.
Na previsão do Oxford Mathematics, grupo da universidade britânica, Brasil e Argentina se enfrentam na semifinal, a seleção canarinho derrota a Bélgica na finalíssima e leva o Hexa para casa.
A Serasa aponta que a possibilidade da equipe de Tite chegar à semifinal é de 53,4%. De erguer a taça, 20,9%.
Já na pesquisa da XP, o Brasil aparece com a maior chance de vencer se chegar à final. A seguir, veja o que dizem as pesquisas sobre as chances do Brasil na Copa.
Oxford: Brasil campeão
O pesquisador Joshua Bull criou um modelo estatístico para identificar o próximo vencedor Mundial. O algoritmo simulou mais de 1 milhão de possibilidades dos confrontos de grupos e selecionou os resultados mais prováveis na fase decisiva. Depois, sorteou possibilidades de cada jogo eliminatório mais de 100 mil vezes.
Por fim, o resultado provável é que o Brasil tem 14,7% de chances de levar o caneco. É uma boa notícia, mas também serve como alerta: em seguida vem a Argentina, com menos de 0,4% de diferença. Em termos estatísticos, há um empate técnico com os hermanos.
Ainda assim, a seleção brasileira ganharia da Argentina na semifinal e enfrentaria a Bélgica na final, em 18 de dezembro. Se isso acontecer, o Brasil tem 61% de chances de virar hexacampeão.
Bull detalhou o cálculo em vídeo no YouTube. Assista:
Serasa Experian: Hexa tem 20% de chances
O DataLab, laboratório de inovação da Serasa Experian, criou um estudo com técnicas de aprendizado de máquina para analisar as probabilidades da Copa. Segundo os resultados, a seleção brasileira tem 53,4% de chance de chegar à final e 20,9% de erguer a taça em 2022.
Segundo o estudo, a Argentina aparece em segundo lugar entre as preferidas para vencer o Mundial. Veja a lista dos países mais prováveis:
XP Investimentos: Argentina e França na final
A instituição financeira criou um modelo matemático com técnicas de aprendizado de máquina e raspagem de dados para prever qual equipe vencerá cada confronto.
Em 25 mil simulações, o cenário mais provável é que a Argentina enfrente a França na final. Se isso acontecer, há 55% de probabilidade de que os hermanos derrotem o atual campeão.
Ao mesmo tempo, o Brasil tem a maior chance de vencer se chegar à final (63%). Mas chegar lá é que vai ser o problema: a seleção está em 6º lugar entre as mais cotadas para o jogo decisivo.
O Brasil estreia na Copa contra a Sérvia, na quinta-feira (24), a partir das 16h. Saiba onde e como assistir ao jogo clicando aqui.