_Marte

Dê um passeio em Marte com esse vídeo panorâmico da Curiosity

Que tal curtir o ivnerno marciano com essas imagens da Curiosity?

Só porque você não pode pegar um busão para Marte, não quer dizer que você não pode fazer um pouquinho de turismo no Planeta Vermelho. Essa semana, a NASA apresentou um vídeo panorâmico de uma tour pela superfície da planeta, com imagens capturadas pelo rover Curiosity, que está completando 9 anos em Marte agora.

O rover capturou as imagens em 360º em 3 de julho, perto da Montanha Rafael Navarro — que a NASA nomeou em homenagem ao astrobiologo que trabalhou na missão e morreu em janeiro.

Ao todo são 129 imagens individuais coladas juntas para montar o panorama. As cores tiveram um balanceamento de branco para replicar como Marte se pareceria com o tipo de luz solar que temos na Terra, explicou a NASA em um comunicado à imprensa.

Dá uma olhada:

O rover tem andado pela Cratera Gale, uma bacia de 154 quilômetros de largura em Mare, desde sua primeira aterrissagem em 2012.

O vídeo mostra uma paisagem bem clara porque é inverno em Marte e há menos poeira no ar. Por isso, você pode ver o fundo da cratera nas imagens.

Essas fotos também oferecem algumas ideias interessantes sobre como o planeta evoluiu ao longo de milhões de anos. A região que a Curiosity havia explorado anterior mente era dominada por pedras ricas em argila que se formaram em lagos, mas agora está encontrando rochas cheias de minerais salgados chamados de sulfatos.

“Essas rochas vão nos mostrar como esse planeta, que já foi molhado, se tornou esse Marte seco que conhecemos hoje.E também o quanto ambientes que já foram habitáveis persistiram depois que isso aconteceu”, disse Abigail Fraeman, cientista assistente do projeto da Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

É nesse ambiente antigo marciano que cientistas acreditam que a vida deve ter existido no planeta. E é por isso que a Curiosity e a Perseverance (a rover mais recente que a Nasa mandou para o Planeta Vermelho) estão lá procurando por pistas de vida.

No ano que vem a Curiosity irá além da Montanha Rafael Navarro e entrará em uma que tem o tamanho de um prédio de quatro andares. Por fim, entrará em um desfiladeiro estreito antes de revisitar uma encosta com tampa der arenito batizada de de Frontão Greenheug.

Sair da versão mobile