Para mim, a coisa mais legal do Android 5.0 “Lollipop” é ter um código de segurança no meu smartphone mas quase nunca precisar inseri-lo, graças às novas opções Dispositivos confiáveis e Locais de confiança que ignoram o bloqueio do sistema quando ele não é necessário. Se o seu ainda não foi atualizado para a última versão do sistema, boa notícia: um app faz o mesmo truque.

Delayed Lock, um app de US$ 3 descoberto pelo The Verge, lhe dará quase as mesmas funcionalidades enquanto você aguarda a atualização do sistema. E ele é tão fácil quanto o recurso nativo do Lollipop. Com apps como o Tasker ou o Llama isso sempre foi possível, mas o caminho para chegar ao mesmo fim é bem mais complicado. O Delayed Lock é provavelmente o atalho mais simples para ter essas funções do Lollipop – e nem precisa de rooting. Não está claro quais versões do Android são compatíveis, mas se você estiver em qualquer uma da 4.0 em diante, vale a tentativa.



Para configurá-lo, pegue os dispositivos Bluetooth nos quais você quer confiar, as redes Wi-Fi em que você costuma conectar em casa e no trabalho e pronto. Tudo isso, mais a função que dá nome ao app: a capacidade de definir um período de tempo, após inserir a senha pela primeira vez, em que o Android não a pedirá novamente.

Existem alguns detalhes, porém. Você terá que usar necessariamente um código PIN ou senha com o Delayed Lock; o padrão (aquele desenho em nove pontos na tela) não é uma opção a menos que você faça root. E, obviamente, se você não protege o seu smartphone de maneira alguma, esse app não surte efeito. O app custa US$ 3, mas oferece sete dias de testes gratuitamente. Mas acredite: não ter que inserir a sua senha toda vez que pegar o smartphone vale essas três doletas. Vá à Play Store para baixá-lo. [The Verge]