A Dell prometeu, em março, que tablets da marca com o Windows 8 estarão nas vitrines físicas e virtuais das lojas assim que o sistema estiver disponível. Depois de quase dois meses de silêncio, parece que a empresa do Michael está prestes a revelar futuros produtos na Computex. Detalhes de dois deles, porém, já vazaram.



O material vazou pelo Neowin. Um deles revela um um tablet de verdade, o outro, um híbrido (notebook “conversível”).

O Latitude 10 (especificações acima) lembra muito o Latitude ST, tablet com Windows 7 que nem chegou a ser lançado por aqui. Com tela de 10,1″ e resolução de 1366×768, é um tablet X86 (Atom dual core, não especificado o modelo exato) e SSD de até 128 GB. O mais curioso nesse modelo é que a bateria é removível e será oferecida em duas versões, uma com autonomia de 6~8 horas, outra de 10~12h. Chama um pouca a atenção, também, o peso, de 740g, ligeiramente maior que o da média dos tablets — leia-se iPad e Androids premium.

O notebook atende pelo nome de XPS 12 e é parecidíssimo com o Inspiron Duo — ou seja, a tela rotaciona em um eixo horizontal, transformando o portátil em um tablet grande, pesado e meio desengonçado. Pouco se sabe sobre ele, as informações do slide apenas dizem que a tela tem 12,5″ e é “Full HD”, peso de 1,4 kg, espessura de até 20 mm, carcaça de alumínio e fibra de carbono (como a do ultrabook XPS 13, aliás) e tela revestida com Gorilla Glass de borda a borda, solução muito bem-vinda dados os gestos de deslizamento a partir das beiradas da tela do Windows 8. Especificações de verdade, como processador, memória e espaço interno, nenhuma.

Dell XPS 12.

A Computex começa dia 5 de junho, em Taipei. Além da Dell, espera-se que outras empresas aproveitem a ocasião para apresentar a primeira geração de tablets com Windows 8. [Neowin (2), The Verge]