_Notebooks

O Dell XPS 13 agora está mais rápido, menor e com opção na cor branca

O XPS 13 da Dell é um dos laptops ultraleves mais parrudos do mercado. Só que depois de três anos de atualizações de especificações sem nenhuma mudança no visual, as coisas já estavam ficando um pouco monótonas. É por isso que em 2018 a Dell decidiu renovar o design do seu ultraleve premium com um […]

O XPS 13 da Dell é um dos laptops ultraleves mais parrudos do mercado. Só que depois de três anos de atualizações de especificações sem nenhuma mudança no visual, as coisas já estavam ficando um pouco monótonas. É por isso que em 2018 a Dell decidiu renovar o design do seu ultraleve premium com um chassi completamente novo, além de CPUs Intel de oitava geração e a promessa de autonomia de bateria ainda melhor. Ah, e pela primeira vez ele também será vendido na cor branca.

• CES 2018: LG queima a largada e mostra TV OLED 8K gigante com preto super escuro
• Minha aventura com um ThinkPad de 11 anos

Se você não gosta de ouro rosé e branco, ainda poderá escolher as versões preta e prata, padrões.

Neste momento você pode estar se perguntando o que a Dell mudou, porque tirando o novo esquema de cores, o novo XPS 13 não parece tão diferente. E você, no geral, está correto. Ainda temos uma tampa de alumínio escovado, aquele corpo familiar, o mesmo teclado no estilo chiclete. Na parte cosmética, o apoio para os pulsos podem alternar entre uma fibra de carbono mais macia ao toque ou a nova fibra de vidro entrelaçado, dependendo da cor que escolher.

Mas uma olhada mais de perto nas especificações revelam um corpo mais fino e leve que a Dell afirma ser 24% menor do que o volume encontrado no XPS 13 do ano passado. De fato, pesando a partir de 1,21 kg e medindo 302 x 199 x 11.6 mm na parte mais grossa, o novo XPS 13 está mais próximo do tamanho do MacBook de 12″ (280 x 196 x 13,1 mm e 0,92 kg) do que do MacBook Air de 13″ (325 x 227 x 17 mm e 1,35 kg) – muito embora já esteja se tornando velho, o MacBook Air ainda é o parâmetro favorito das pessoas quando se trata de comprar laptops ultraleves e finos.

Até o display infinito que é assinatura da Dell foi melhorado com uma redução das bordas para apenas 4 mm (23% a menos em relação aos modelos anteriores), o que dá ao novo XPS 13 uma proporção de ocupação da tela de 80,7% do corpo. Para efeito de comparação, a proporção de ocupação da tela em um Galaxy S8 é ligeiramente melhor, com 83,6%.

E a Dell não precisou comprometer o desempenho para diminuir o tamanho do corpo do laptop. Teremos opções entre uma CPU Intel Core i5-8250U ou Core i7-8550U, até 16 GB de RAM e até mesmo um SSD PCIe de 1TB caso precise de muito armazenamento. A autonomia de bateria do notebook melhorou um pouco, segundo a Dell o modelo com tela de resolução Full HD consegue aguentar por até 20 horas de transmissão de vídeo. Certamente o número é muito maior do que aquilo que você conseguirá obter na vida real, mas ainda assim se tivermos uma melhoria significativa em relação a autonomia de 12 horas do modelo atual, já será algo bem positivo.

Embora não seja do tamanho completo, eu acho bacana que a Dell tenha encontrado espaço para um leitor de cartão microSD.

Agora vem a parte ruim. A webcam do XPS 13 agora possui duas lentes que suportam o reconhecimento facial do Windows Hello, mas ela ainda está localizada abaixo da tela. Isso significa que quando fizer uma chamada de vídeo, as pessoas do outro lado estarão constantemente olhando para o seu nariz e para a sua papada. Eu nunca vou entender isso.

As duas portas Thunderbolt 3 do XPS 13 estão no lado esquerdo, mas você conseguirá usar qualquer uma das portas USB-C para recarregá-lo.

O modelo também abandonou todas as portas USB Tipo-A por três portas USB-C, duas das quais suportam Thunderbolt 3. A Dell também deixou de lado a sua entrada de carregamento proprietária, e para as pessoas que ainda usam as portas USB antigas, foi colocado na caixa um adaptador USB-C para USB-A.

Ao contrário do modelo preto com fibra de carbono, você consegue sentir a textura na versão branca com fibra de carbono. Eu ainda não tenho certeza se isso é bom ou ruim.

Outras melhorias incluem um novo isolamento térmico Gore, que segundo a Dell gerencia melhor o calor (é bem importante para um aparelho tão fino), e um revestimento especial contra raios UV e resistente a manchas no modelo branco, que deve manter a parte exterior limpa. Eu vou esperar a análise completa para fazer um juízo de valor, mas tirando a localização terrível da webcam, o novo XPS 13 parece querer provar, mais uma vez, que o seu laptop é uma escolha certa.

O novo XPS 13 estará disponível no Brasil a partir de 9 de janeiro no site da Dell. Os preços por aqui ainda não foram divulgados, mas começam em US$ 1.000 nos Estados Unidos, ou US$ 950 se você optar pela versão que vem com o Ubuntu pré-instalado em vez do Windows 10.

Todas as imagens: Sam Rutherford/Gizmodo

Sair da versão mobile