Demitido! Bilionário e aprendiz de astronauta é barrado por Trump na NASA

Donald Trump revogou a nomeação do bilionário Jared Isaacman como próximo chefe da NASA.
Imagem: Flickr/Reprodução

Donald Trump removeu a nomeação do bilionário Jared Isaacman para chefiar a NASA. O presidente dos Estados Unidos anunciou a decisão no último sábado (31), em sua rede social Truth Social, dias antes do senado dos EUA iniciar a votação sobre a indicação.

banner

A revista conservadora Washington Examiner, que, ironicamente, pertence ao mesmo dono do festival Coachella, publicou uma matéria detalhando a decisão de Trump. Vale ressaltar que a revista é famosa por publicar desinformação, além do viés de extrema-direita, de acordo com ferramentas de fact-checking dos EUA.

Mas a decisão da Casa Branca se baseou em uma matéria da revista, publicada em janeiro, que revelou doações do bilionário ao Partido Democrata. Veículos tradicionais, como o New York Times e o Wall Street Journal, também afirmam que a decisão se pautou nas doações ao partido rival de Trump.

No entanto, Isaacman fez doações políticas para ambos partidos, como ressalta o WSJ. Além disso, em entrevista ao jornal em novembro do ano passado, o próprio bilionário se descreveu como “politicamente hipermoderado”.

Imagem: Screenshot/Giz Brasil

Mesmo assim, Trump afirma que decidiu barrar o bilionário da NASA após avaliar suas “antigas associações”, se referindo de maneira velada às doações.

Leia mais: Elon Musk sai do governo Trump apenas oficialmente; entenda

Trump barra bilionário da NASA

Segundo porta-vozes da Casa Branca, Isaacman não se alinha “completamente à agenda America First”, o MAGA 2.0 de Donald Trump.

Um nome com alinhamento completo será anunciada em breve, segundo o governo. O portal Ars Technica revelou que Steven L. Kwast, tenente-general aposentado da Força Aérea dos EUA, é o principal nome para comandar a NASA.

Kwast se alinha totalmente à agenda de Trump. Isaacman se alinhava mais a Elon Musk, mas funcionários da NASA lamentam a decisão de Trump ao barrar o bilionário.

Apesar do papel crucial pela nomeação de Isaacman como chefe da NASA, o bilionário indicou oposição aos cortes de Trump no orçamento da agência. Curiosamente, Trump barrou o bilionário um dia após anunciar o orçamento da NASA para 2026: US$ 18,8 bilhões, 24% menos que o orçamento do ano passado.

Os funcionários da NASA esperavam que o bilionário pudesse evitar tais cortes caso assumisse o cargo de chefe da agência, já que Isaacman tem vínculos com a comunidade espacial.

Agora, nas palavras de uma pessoa com cargo alto na agência, “a NASA está f—da”, pois, além dos cortes no orçamento, a agência vai perder 32% dos seus funcionários.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas