_Saúde

Dentadura vai parar na garganta de paciente durante cirurgia e causa sangramento durante semanas

Mesmo após a retirada da dentadura de sua garganta, o sangramento continuou por semanas a ponto de o paciente precisar de múltiplas transfusões de sangue.

Imagens de raios X das dentaduras. Foto: Harriet A Cunniffe (BMJ)

Essa é uma história que vai assombrá-lo quando você chegar à terceira idade. Médicos relataram que um paciente idoso sofreu uma semana de sangramentos e mais semanas de cirurgias e cuidados hospitalares, tudo porque os cirurgiões haviam esquecido de remover suas dentaduras – e elas então se alojaram em sua garganta.

De acordo com um dos médicos britânicos do homem de 72 anos, que escreveu sobre o caso no BMJ Case Reports na segunda-feira, seu problema começou logo depois de uma cirurgia bem-sucedida e aparentemente bem-feita que removeu um caroço benigno de dentro do peito. Ele estava constantemente encontrando sangue em sua boca, enquanto também experimentava dores na garganta e dificuldade para engolir. No momento em que ele visitou a sala de emergência seis dias após a cirurgia, ele não conseguia nem ingerir alimentos sólidos.

Os médicos inicialmente suspeitaram que seus sintomas eram resultado de uma infecção respiratória, possivelmente misturados com os efeitos posteriores de ter sido intubado durante a cirurgia. E eles o mandaram para casa com antibióticos e outros medicamentos. Dois dias depois, no entanto, ele voltou em pior forma, não tendo sido capaz de engolir a medicação que eles lhe deram. Ele foi hospitalizado, embora os médicos ainda erroneamente assumissem que ele havia desenvolvido uma pneumonia grave, possivelmente causada pela inalação de alimentos, ácido estomacal ou saliva em seus pulmões.

Mas quando um novo grupo de médicos olhou dentro da garganta do homem, depois que ele novamente reclamou de seus sintomas, eles rapidamente viram algo na laringe. E foi quando o homem revelou que suas dentaduras parciais tinham se perdido misteriosamente uma semana antes. O cenário mais provável é que o homem os tenha inalado quando foi intubado.

Acredita-se que manter a dentadura das pessoas facilita a aplicação da anestesia por meio de uma máscara, mas elas devem ser retiradas imediatamente antes de qualquer intubação começar, observou o relatório.

“A presença de qualquer prótese dentária deve ser claramente documentada antes e depois de qualquer procedimento, e todos os membros da equipe devem estar cientes do plano pré-operatório”, escreveu a autora do estudo Harriet Cunniffe, especialista em ouvido, nariz e garganta do Hospital James Paget.

Embora os médicos tivessem retirado logo os dentes clandestinos da garganta com uma pinça, o sofrimento do homem ainda não havia terminado.

Durante as seis semanas seguintes, ele ficou preso em um ciclo em que o sangramento de sua garganta pareceu parar e ele recebeu alta do hospital, só para ele começar a sangrar novamente e ser readmitido. O sangramento ficou tão grave que ele precisou de múltiplas transfusões de sangue. Eventualmente, seguindo vários procedimentos que cauterizaram suas feridas e repararam uma artéria rompida causada pelas dentaduras, ele finalmente começou a se recuperar. Um check-up de seis semanas após sua última cirurgia descobriu que a contagem de células sanguíneas havia voltado ao normal e que ele não precisou de nenhum outro atendimento de emergência desde então.

Surpreendentemente, esta não é a primeira vez que os médicos acidentalmente causam esse incidente com dentaduras durante um procedimento ou durante a aplicação de anestesia. Cunniffe foi capaz de encontrar pelo menos 83 desses casos relatados durante um período de 15 anos, incluindo um caso que tragicamente terminou em morte.

Mesmo além do erro médico, ela acrescentou, há uma lição a ser aprendida pelos médicos sobre apenas ouvir seus pacientes.

Nesse caso, o homem reclamava constantemente de dor de garganta e dificuldade para engolir desde a primeira vez que visitou a sala de emergência. Mas os exames de tórax e de sangue que ele recebeu levaram os médicos da equipe a primeiro suspeitar de infecção. Se eles simplesmente tivessem fisicamente verificado sua garganta logo no começo, como esses médicos acabaram fazendo, ele teria sido poupado de dias de sofrimento desnecessário.

“Ouça a história que o paciente está lhe contando e não se distraia com resultados positivos em investigações”, escreveu Cunniffe.

Sair da versão mobile