Imagem acima: uma Guiness, uma Heineken e café

Sabe-se que a cerveja é uma das maiores invenções da humanidade. Mas, além de fazer com que certas pessoas fiquem mais toleráveis, a cerveja tem outros poderes: ela possui um mecanismo interno próprio contra derramamentos.

>>> Por que cervejas não são vendidas em garrafas de plástico
>>> Uma breve história da cerveja, a bebida mais popular do mundo

Cientistas da Universidade de Princeton notaram que líquidos com uma camada de espuma – café com leite, cerveja, entre outros – eram muito menos suscetíveis a derramar do que que o café puro. Por quê?

Uma equipe de cinco cientistas foi descobrir. Eles começaram a investigar a hipótese da camada de espuma, utilizando uma mistura de glicerol e surfactantes para criar uma espuma constante e mensurável.

Então eles balançaram copos com vários líquidos até o material sair do recipiente, e perceberam que 3 mm de espuma é suficiente para atenuar significativamente o movimento do líquido, e assim evitar o derramamento.

Essa descoberta pode ser usada em aplicações industriais, como em líquidos de alta pressão, ou até mesmo em navios de carga que transportam líquidos em um mar hostil. E, claro, agora temos prova científica de que você precisa ser bem desastrado para derramar sua cerveja. [New Scientist via Neatorama]