Tempos atrás, nós desafiamos vocês a fotografar objetos em movimento. Nesta semana, o desafio será ainda maior. O objeto da foto deverá estar em movimento, mas é o fundo que ficará rabiscado, com o clássico efeito blur.

O Desafio



Tire uma foto de algo em movimento, capturando-o de forma completamente limpa e com o fundo em movimento. Mas não queremos efeitos de profundidade comuns. Nós queremos especificamente que se crie a sensação de velocidade apenas com o fundo da imagem.

O Método

Há duas maneiras de tirar esse tipo de foto, ambos com o mesmo princípio. Você precisa que sua câmera esteja bem mirada no alvo – não apenas sendo segurada com firmeza ou preza em um tripé, mas combinando ou pronta para combinar o movimento dos objetos.

Você pode segurar sua câmera e depois movê-la durante o tempo de exposição. Há um fórum bem completo e explicativo no Flickr sobre o assunto, e o membro FullFramePhotography listou o caminho da técnica de forma sucinta:

As duas mãos na câmera, a direita como se estivesse nas 3 horas do relógio, a esquerda segurando a lente, na posição das 6 horas. Comece de um extremo mire o objeto em questão fazendo um movimento horizontal suave. Quando você clicar a foto, continue deslocando a câmera na mesma direção, como você faria normalmente. Isso ajuda a manter o movimento suave. Toda a parte de cima de seu corpo está envolvida no movimento, quadril incluso. Requer bastante prática e paciência. Além disso, você pode precisar usar um monopé, ou um tripé com boa capacidade de movimentação.

Para criar um efeito suave de movimento, sempre comece pelo ponto final, mova seu corpo de volta para a posição inicial e então faça o deslocamento. Assim, a imagem soará 1000x mais natural – algo muito importante para a produção de vídeos também.

A outra opção é estar num veículo ou algo que tenha velocidade próxima de seu assunto – que é como a foto acima, usada como exemplo, foi executada pelo usuário peasap, do Flickr.

As Regras – LEIA COM ATENÇÃO

1. Você mesmo terá que mandar sua própria foto.

2. As fotos devem ter sido tiradas na semana do desafio.

3. Relate, brevemente, seu equipamento, técnicas e configurações usadas, e a história da foto.

4. Mande suas fotos para contests@gizmodo.com

5. Faremos também a galeria brasileira, então mande-as também para dicas@gizmodo.com.br

6. Envie uma imagem de 800px (200KB ou menos) E uma versão de 2560×1600 no e-mail. (A imagem de 800px é a que será julgada, então sinta-se livre para cortar/alterar o tamanho da imagem maior para dimensões de um papel de parede, por exemplo.)

7. O título do e-mail deverá ser “Velocity”

Mande sua melhor foto até segunda, dia 30 de agosto, para contests@gizmodo.com e também para dicas@gizmodo.com.br com o assunto “Velocity”. Salve suas imagens em JPG e use o formato PrimeironomeSegundonomeVelocity.jpg (800px) e PrimeironomeSegundonomeVelocityWallpaper.jpg (2560px) como padrão. Coloque os dados da fotografia (câmera, lentes, ISO etc) no corpo do e-mail junto com uma história da foto em poucas linhas. E não esqueça de contar a história porque ela costuma ser a mais interessante para nós, às vezes mais até do que a foto!