_Google

Google permite desligar notificações do Google+ que surgem no Gmail e YouTube

Pelo menos duas extensões do Chrome já tentavam sumir com o ícone do sino, mas não funcionavam muito bem. Agora o recurso é oferecido de forma nativa.

Ao usar o Gmail, o YouTube ou a busca do Google, você já deve ter se deparado com um botão vermelho no canto superior direito. Ele traz notificações do Google+, que podem ser inúteis e meio irritantes caso você não use a rede social. Bem, finalmente o Google permite desligar esses avisos.

Pelo menos duas extensões do Chrome já tentavam sumir com o ícone do sino, mas não funcionavam muito bem. Agora o recurso é oferecido de forma nativa.

É simples: basta clicar no ícone do sino, depois ir na engrenagem e remover a opção do Google+. O sino continua lá, mas não incomoda você com notificações.

Caso você ainda não veja esta opção, aguarde: isso está sendo distribuído aos poucos para os usuários.

É possível controlar quais tipos de notificações você recebe indo até plus.google.com/settings, mas certos avisos – como “Fulano e Beltrano seguiram você” – não podem ser desativados dessa forma.

A integração entre Google+ e outros serviços da empresa vem sendo gradualmente removida. Você não é obrigado a obter um perfil na rede social quando cria uma conta do Google, nem quando usa o Google Fotos.

Além disso, eles removeram o link permanente para o seu perfil, que aparecia no canto superior direito na forma “+Seu Nome”. Ao tentar clicá-lo, aparece a seguinte mensagem:

No entanto, alguns recursos ainda requerem uma conta do Google+: por exemplo, deixar um comentário em um vídeo do YouTube, uma resenha de um estabelecimento no Maps, ou sua opinião sobre um app no Google Play.

Foto por Paul Sakuma/AP

Sair da versão mobile