Descoberta tábua cuneiforme de 3500 anos com lista de compras na Turquia

A tábua encontrada em um monte na Turquia é um "recibo" em escrita cuneiforme de uma compra de móveis na Idade do Bronze Tardio
Imagem: Divulgação

Durante escavações no Monte Aççana, na Turquia, arqueólogos encontraram uma tábua cuneiforme com uma lista de compras de móveis de quase 3.500 anos. A descoberta aconteceu durante a restauração da cidade velha de Alalaque, na província de Hatay, no sul do país, após um terremoto.

Tábua cuneiforme tem 4,2 x 3,5 cm

banner

A tábua do século 15 a.C. tem o texto em acadiano, língua semítica oriental extinta falada pelos povos originários acádios, na antiga Mesopotâmia. Já a escrita cuneiforme é um sistema logo-silábico com impressões em forma de cunha que formam sinais.

A escrita cuneiforme foi usada pela primeira vez há mais de 5 mil anos. Era utilizada por antigas sociedades na Mesopotâmia como os sumérios e os acadianos. O sistema, que parece ser anterior aos hieróglifos egípcios, é tido hoje como a forma de escrita mais antiga conhecida.

Esta tábua é um registro administrativo de uma grande transação de compras de móveis, que fornece insights sobre a estrutura econômica e o sistema estatal da Idade do Bronze Tardio. O tablete mede 4,2 cm por 3,5 cm e tem uma espessura de 1,6 cm.

Um estudo em andamento feito por linguistas decifrou o “recibo” das grandes quantidades de mesas, cadeiras e bancos de madeira. Assim como seus compradores, vendedores e a quem foi doado.

Mehmet Ersoy, Ministro da Cultura e Turismo, anunciou a descoberta em um recente comunicado à imprensa. “Acreditamos que esta tábua, pesando 28 gramas, fornecerá uma nova perspectiva em nossa compreensão da rica herança da Anatólia [Ásia Menor] para as gerações futuras”, disse.

Além disso, ele também parabenizou as equipes do Departamento de Escavações do Ministério da Cultura e Turismo pelo seu dedicado trabalho na descoberta do patrimônio histórico.

Outras descobertas antigas na Turquia

Em março deste ano, arqueólogos turcos também encontraram o que descobriram se tratar do pão mais antigo do mundo, com 8.600 anos de idade. O resquício do alimento estava lado de um forno antigo no sítio arqueológico de Çatalhöyük, em Konya.

Por fim, leia também no Giz Brasil: Cremação com rituais de magia é revelada por arqueólogos na Turquia e Cabeça da estátua de Eros, o deus grego do amor, é desenterrada na Turquia.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas