Estamos chegando àquela época do ano em que os trending topics do Twitter e os stories do Instagram ficarão repletos de conteúdos da “Retrospectiva Spotify”. É aquele relatório anual, todo bonitinho, com as músicas que você mais escutou no ano e as bandas e artistas que mais ficaram nos seus fones de ouvido.

Mas caso você não queira esperar até o Spotify lançar a sua retrospectiva, dá para descobrir suas estatísticas de consumo musical em outro lugar: o site Stats for Spotify.

Como fazer

O site não é oficial, mas te oferece todos os dados que o serviço de streaming de música oferece nos finais de ano.

1- Para acessar suas estatísticas, vá ao Stats for Spotify e entre com  com suas credenciais. O Stats solicitará autorização para acessar sua conta do Spotify.

2- Quando acessar, você poderá escolher se deseja ver as estatísticas de músicas mais tocadas, artistas mais ouvidos e gêneros musicais preferidos. Selecione uma das listas que o site mostrará uma lista com os mais reproduzidos.

 

3- O serviço também oferece a possibilidade de criar uma playlist com suas músicas favoritas. Para criar uma lista de reprodução selecione seus “top track”, role até o final da página, clique na opção “create playlist” e está feito.

 

O Spotify deve liberar sua retrospectiva nas próximas semanas, mas ainda não divulgou a data. Enquanto isso, aproveite seus artistas mais ouvidos e compartilhe sua própria restrospectiva nos seus stories. Antes de todo mundo começar a reclamar de quem se atreve a fazer isso.