_Cursos

Descubra como fazer fotos incríveis usando o celular

Quer aprender como tirar fotos melhores usando apenas o celular? Confira o nosso guia prático de como praticar a fotografia mobile

Descubra como fazer fotos incríveis usando o celular

A fotografia está mais acessível do que nunca. De repente, de uma hora para outra, todos nós passamos a andar com um celular que já vem com câmera fotográfica de bolso. Clique após clique, nos acostumamos a fotografar tudo que aparece na nossa frente.

O celular transformou o ato de fotografar em uma prática trivial, mas isso não significa, claro, que ela tenha que ser feita de forma amadora. Com esse pequeno gadget portátil podemos capturar, editar, tratar e distribuir nossas imagens de forma fácil e ágil. Porém, a falta de familiaridade com a linguagem fotográfica pode comprometer o resultado final da nossa imagem

Felizmente, dar um passo em direção à qualidade fotográfica nem sempre requer manuais complicados ou câmeras super potentes. Algumas dicas muito simples podem melhorar – e muito – sua fotografia, mesmo se você tem apenas um smartphone de entrada.

Confira abaixo o nosso guia!

Dê preferência a luz natural

A iluminação natural, principalmente a que entra pela janela, produz resultados surpreendentes nas fotografias, pois proporciona mais volume e sombras delicadas para o seu assunto. Acredite, suas selfies ficarão muito melhores.

Por isso, procure um local próximo da janela para fazer fotos e/ou pense na possibilidade de refletir a claridade que você precisa com um pedaço de papel ou espelho.

Quanto ao flash, evite ao máximo utilizá-lo – mesmo na fotografia noturna – caso não queira ficar com aquela aparência “estourada”. Em substituição, você pode usar uma lanterna ou um ring light, como este aqui, por exemplo, que permite um maior controle sobre a direção e intensidade da luz.

Cuidado com o enquadramento

Ative a grade de alinhamento da sua câmera. Elas são ótimas guias na hora do clique, garantindo que você possa fazer boas composições. A dica é sempre colocar o objeto principal fotografado em um dos pontos formados pelas intersecções.

Os aparelhos com sistema operacional iOS têm o recurso de grade nativo na câmera. Para ativá-lo basta ir em Ajustes > Fotos e Câmera > Grade. No Android, algumas versões precisam de um aplicativo para o alinhamento aparecer, como o Câmera Sensor e o HD Câmera, por exemplo.

Não fique parado

Abuse da criatividade. Busque ângulos e perspectivas diferentes para a sua fotografia. Se aproxime, se afaste, olhe de cima ou completamente de baixo. Esses ângulos inusitados podem tornar a sua fotografia muito mais interessante. Portanto, experimente!

Use todos os recursos do celular

Tente fazer a mesma foto em formatos diferentes, podendo ser normal, quadrada ou no modo paisagem. Mudar o foco para diferentes pontos da cena também pode gerar resultados surpreendentes. Observe todas essas variações e teste o que mais funciona.

Se jogue nos aplicativos

Os filtros do Instagram são legais, mas os aplicativos podem fazer muito mais pelas suas fotografias. Os aplicativos são seus aliados e podem melhorar muito as suas imagens, além de ajudar a superar as limitações da sua câmera.

O Snapseed, VSCO e Adobe Photoshop Express (todos para Android e IOS) são muito bons. Eles permitem ajustes simples, mas muito eficientes como, alinhar o eixo da sua imagem, produzir efeitos de desfoque, aumentar e diminuir o brilho e contraste ou transformar a foto em preto e branco. No mundo dos aplicativos, o céu é o limite!

Invista em cursos de fotografia para celular

Se você quer dar um passo além na fotografia amadora e começar a produzir fotos mais profissionais, pense na possibilidade de investir em especialização. Hoje, existem vários cursos online de fotografia para celular, muitos deles com preços bem acessíveis, como é o caso dos oferecidos pela plataforma Domestika.

Lá, é possível encontrar cursos de fotografia e vídeo profissional com o celular (disponível aqui), como criar identidade visual para o Instagram com a fotografia móvel (disponível aqui) ou mesmo introdução ao Photohosp para edição das imagens (disponível aqui).

Inclusive, durante o fechamento desta matéria, a Domestika está oferecendo por tempo limitado uma promoção de 4 cursos por apenas R$ 89, tendo entre os cursos elegíveis, por exemplo, um que ensina como fazer retoques e efeitos visuais na fotografia (disponível aqui).

Pratique e inspire-se

Aproveite que hoje em dia não custa nada fotografar e clique bastante. Somente com a prática você vai se aprimorar.

Acredite, olhar boas fotos também faz com que você melhore o seu olhar fotográfico. O Instagram está cheio de perfis que podem lhe ajudar a se inspirar nesta missão:

 

 

Sair da versão mobile