Um belo dia você percebe que não está mais recebendo atualizações de uma conta que você seguia no Instagram. Pode ser um bug, mas também pode ser que você tenha sido bloqueado.
O problema é que a rede social não permite ver quem te bloqueou, nem mesmo te envia uma notificação quando isso acontece. Mas existem algumas maneiras simples de saber, por meio do próprio app, se alguém cortou laços digitalmente com você. Saiba como descobrir em cinco passos, a seguir.
Use a pesquisa
A maneira mais simples de descobrir o bloqueio é usando o mecanismo de busca do aplicativo. Ao procurar o nome do perfil em questão e a conta aparecer sem foto, sem número de seguidores e com a mensagem “Ainda não há nenhuma publicação” no grid, você certamente levou block.
Agora, caso você não consiga encontrar o perfil nas buscas do Instagram, a pessoa pode ter te bloqueado ou ter deletado a conta.
Usar a modo privativo
Se a conta não aparece no seu feed nem na pesquisa, vale conferir se ela ainda existe usando a aba anônima do seu navegador.
Por esse método, é preciso saber o link completo da conta e escrevê-la na barra de endereço. Se o endereço mostrar que a conta não existe, provavelmente ela foi deletada. Mas se ela aparecer na pesquisa do Instagram, então você foi bloqueado.
Procure nas DMs
Quando uma conta bloqueia outro perfil, não é mais possível comentar nos posts nem enviar mensagens privadas para ela. Mas as antigas mensagens não desaparecem.
Se você conseguir ver o perfil, mas não conseguir mais enviar mensagens, então, sim, ela cortou laços com você no Instagram.
Tente marcar o perfil em um post
Ao levar block, não será mais possível marcar o perfil em comentários ou posts. Caso tente fazer isso, o usuário banido não verá mais a opção de quem bloqueou. Dica: antes de se revoltar, confira se a pessoa não trocou o nome de usuário. Se ele continua o mesmo, sentimos informar: essa relação já era.
Tente seguir novamente
Você consegue ver o perfil da conta em questão? Tente segui-la novamente. Se der tudo certo, pode ser que a conta tenha te desbloqueado ou acontecido algum bug no Instagram.
Caso o bloqueio seja real, o botão de “Seguir” não mudará, mas aparecerá uma mensagem de erro.