Se o seu computador está fazendo um pouco de barulho demais para o seu gosto, é provavelmente porque as ventoinhas estão rodando à velocidade máxima – talvez sem necessidade. Veja aqui algumas maneiras de gerenciar essa velocidade para que o seu computador seja bem refrigerado quando isso for necessário e silencioso quando não for.

Já falamos sobre como aquietar uma ventoinha particularmente barulhenta, mas naquele artigo o foco eram computadores muito quentes ou sujos. Se você montou seu próprio computador, provavelmente a velocidade das ventoinhas não está regulada, e elas estão rodando o tempo todo na velocidade máxima. Isso assegura a refrigeração da sua máquina, mas o barulho pode encher o saco por nada. Há muitas formas de regularizar essa situação, e muitas delas são de graça.

 

Método um: instale software de controle de ventoinhas

A maneira ideal de controlar suas ventoinhas é com alguma coisa como o SpeedFan (Windows) ou o smcFanControl (Mac). Estes programas te darão muito controle sobre os giradores, te permitindo escolher a velocidade deles a qualquer momento. O SpeedFan consegue inclusive monitorar a temperatura do seu computador e ajustar as ventoinhas de acordo com a temperatura ideal ou a que você escolher manualmente. Mas seja generoso, já que a medição de temperatura da placa-mãe geralmente não é muito precisa.

O lado ruim do SpeedFan é que ele não é compatível com todos os computadores por aí. Você pode ver a compatibilidade nesta página de suporte, ou simplesmente tentar. Se ele não funcionar, você pode pular para o próximo método.

O SpeedFan também exige que os seus ventiladores estejam conectados nos conectores de 3 ou 4 pinos da sua placa-mãe, e não nos conectores grandes Molex de 4 pinos. Se você só tem disponíveis os conectores Molex, vai precisar pular para o método três.

Por último, o SpeedFan também não será capaz de controlar todos os ventiladores da sua máquina – apenas aqueles para os quais a sua placa-mãe oferece este suporte. Se você quiser controlar todos, pule para o método três.

 

Método dois: mexa nas configurações da BIOS

Muitas placas-mãe atuais têm controle de ventoinhas configurados na BIOS, apesar delas não oferecerem tanto controle quanto algo como o SpeedFan. Mas este pode ser um bom plano B se o seu computador não funciona com o SpeedFan. Abra as configurações de BIOS da sua placa-mãe (geralmente segurando alguma tecla como Delete durante a inicialização) e procure pelas configurações de ventoinha. Elas têm muitos nomes diferentes. Por exemplo, a Asus chama de “Q-Fan Control”, enquanto a Gigabyte tem o “Smart Fan Control”. Habilite esta configuração e mexa nos valores a seu gosto. Algumas máquinas podem limitar a sua escolha a alguns pouco padrões, enquanto outras permitirão que você configure as temperaturas como no SpeedFan.

Você também terá uma escolha entre dois modos regulatórios: voltagem e PWM. O modo de voltagem ajusta a voltagem do ventilador, enquanto o PWM envia pulsos de voltagem calculados para o ventilador para fazê-lo rodar um pouco mais devagar. Geralmente isso depende de como as suas ventoinhas estão conectadas na placa-mãe. Aqueles conectados por um conector de 4 pinos devem usar PWM, enquanto os de 3 pinos usam voltagem. O método de voltagem é um pouco menos eficiente, e não chega a velocidades tão baixas quanto o PWM, mas o PWM tem as suas loucuras às vezes. Se você achar que o PWM está te trazendo problemas, sempre pode alterar para voltagem.

 

Método três: compre um controlador externo de ventoinhas

Os métodos acima são ótimos para controle automático, e geralmente apenas para poucos ventiladores da sua máquina. Se você quiser controle real sobre todos eles, pode instalar um destes controladores baratos de ventoinhas. Ele se encaixa em uma das baias do seu computador e oferece controles de velocidade para cada um dos ventiladores. Ele não monitora a temperatura para você, então você precisa de algo como o RealTemp ou o Rainmeter para ficar de olho – mas o controle que você terá é direto e completo.

Nenhuma dessas soluções é absolutamente perfeita, mas funcionam para acabar com aquele barulho infernal e desnecessário. Você já fez algo desse tipo ou tem outros métodos? Compartilhe!