Mark Zuckerberg, que fez fortuna transformando suas ânsias sociais em um website, é uma pessoa esquisita de se agradar. Ele não é um ótimo orador público. Suas motivações são questionáveis. E ele copiou seu senso de moda de um sociopata. Mesmo assim, alguns membros do Facebook ainda são apaixonados por ele. De tal forma que eles tomam a timeline de Zuckerberg com desenhos — cada Zuck mais esquisito que o outro.

Frequentemente, as imagens tentam retratar fotos conhecidas de Zuckerberg, como esta com sua esposa e sua filha Max. Ocasionalmente, essa obsessão pelo bilionário criador do Facebook acaba fracassada, com pinturas feitas baseadas em imagens que parecem inspiradas no que veem com os olhos fechados enquanto sonham. Em quase todas as vezes, os usuários parecem falhar na tarefa de mostrar o quanto eles se importam com o diretor-executivo do Facebook.

Sem querer enrolar muito e para seu deleite, apresento a vocês alguns exemplos de pinturas ou montagens feitas e postadas na página de Mark Zuckerberg. Por favor, aprecie:


No post de aniversário do Zuck:

Nosso aniversariante recebeu isto:

fanart-zuck

Com toda justiça, esta parece ter sido feita com algum tipo de editor de software para fotos, e não manualmente. De qualquer jeito, está melhor que essa dele sem camisa:

fanart-zuck1

Aliás, diferente de muitos outros retratos, este em específico parece ter sido postado por sua criadora original. No website, a artista Tumi Sibambo ressalta que ela fez este retrato “durante o horário de almoço para agradecê-lo por criar esta mídia social tão incrível.”

Agora, este retrato é exibido em quase todos os posts do Zuckerberg, geralmente publicados por diferentes pessoas.

fanart-zuck2

A imagem geralmente é acompanhada pela mesma mensagem, o que faz parecer que ela é publicada por robôs na área de comentários do Zuck. Por que alguém sem ser o próprio Zuckerberg gastaria tempo criando um exército de robôs para elogiá-lo? Eu não consigo entender. Isso está acima da minha compreensão.

Nós tentamos falar com Mark Zuckerberg para perguntar se ele, de fato, criou uma série de robôs complexos com o único propósito de postar elogios e imagens de seu próprio rosto em seus próprios posts. Até a publicação deste post, ele ainda não nos respondeu.

Este abaixo é único. Um desenho feito à mão que sempre vai ser mais interessante que um monte desses outros esquisitos. Trata-se do Capitão Like e o resto dos F-vengers, que parecem ter sido inspirados nos desenhos usados para expressar emoções na rede.

fanart-zuck3

Amigo, gostaria de ter uma sugestão para sua obra, mas não tenho. Você fez algo perfeito.

Aqui, e estamos falando ainda do post de aniversário de Zuck, nós temos um favorito, e nem estamos falando da obra de arte que está em segundo plano.

fanart-zuck4

É um quadro com Mark Zuckerberg e, em segundo plano, o ganhador do Oscar de melhor ator deste ano, Leonardo DiCaprio? Nós não temos certeza.


Em um post no aniversário de casamento do Zuck:

Esta imagem, apesar de não ter sido feito à mão, é sem dúvida bonita:

fanart-zuck5

Vale o mesmo para esta:

fanart-zuck6


 

Em um post no dia em que ele se encontrou com a cantora Selena Gomez:

Zuck foi presenteado com esta criação feita com lápis coloridos:

fanart-zuck7


No post de Dia das Mães:

Mark Zuckerberg recebeu este trabalho especial de colagem:

fanart-zuck8

Ainda que fosse o dia de Priscilla (a esposa do CEO do Facebook), Mark foi a estrela.

fanart-zuck9


 

Em um post sobre a incrivelmente vaga iniciativa de filantropia do Zuckerberg:

Um fã fofo, que aparentemente sabe que Zuck é daltônico, fez algo que até mesmo o Zuck pode conseguir apreciar:

fanart-zuck10

Mark também recebeu isto.

fanart-zuck11

Que claramente é uma ótima pegadinha.


Em um post sobre a F8, a conferência de desenvolvedores do Facebook:

O mundo ficou admirado com isso:

fanart-zuck12


 

Durante uma recente viagem para Barcelona:

Um fã dedicado retratou Mark com uma pequena surpresa familiar.

fanart-zuck13

O que levou a essa resposta:

fanart-zuck14

Jafar, você não está errado.


Entretanto, nem tudo são elogios. Estes em específico criticam a fraca política da rede social em não barrar terroristas e de, eventualmente, banir o conteúdo de pensadores ou ateus.

fanart-zuck15

Mas esse tipo de post é bem menos comum.

Da parte de Zuck, parece que ele não está muito a fim de retribuir o favor. Pelo que estive analisando, ele ainda não comentou nenhum dos desenhos ou montagens. Mas ó: não deixe a falta de interesse de bilionários te deseconrajarem, estimados artistas, pois estou curtindo bastante tudo isso. E eu imploro a vocês que, por favor, nunca parem.