Nós ouvimos que o mais novo iPod Touch viria com um oscilador embutido para notificações do FaceTime, mas não havia nada disso quando o gadget foi desmontado. E o pior? Ele só tem 256MB de RAM.

Nós nos sentimos um pouco lesados depois de saber da pouca RAM no aparelho. 256 MB pode ser o bastante para deixar tudo rodando liso, mas para quem queria um iPhone 4 sem a função de telefone, isso pode decepcionar.

Quanto aos outros detalhes, eis os destaques do desmonte, de acordo com o pessoal da iFixit:

– Este é o iPod Touch mais fácil de desmontar que já vimos: um pouco de cola e duas abas seguram o painel frontal. Nós esperávamos que a parte de dentro continuasse a ser fácil para realizar consertos, mas então vimos que o vidro frontal e o painel LCD estão permanentemente colados. Isto evita que poeira entre por baixo do vidro, mas infelizmente isto tornará consertos mais caros.

– Assim como em outras versões do iPod Touch, a bateria está soldada na placa lógica. Isto não é surpresa, dada a pequena espessura do iPod, mas queríamos que a Apple tornasse fácil a substituição de baterias, especialmente em um Touch que agora é mais fácil de abrir.

– A Apple deixou mais espaço entre os três pontos de solda da bateria, comparado ao iPod Touch de terceira geração. Isto deve tornar o processo de soldagem um pouco mais fácil quando se substitui a bateria, já que a chance de atingir a placa é menor.

– A proteção contra interferência eletromagnética é surpreendentemente pesada, pesando 11 gramas. O iPod Touch pesa 101 gramas ao total, então a Apple dedicou mais que 10% do peso do iPod a esta proteção de metal.

– Infelizmente, a câmera traseira tem resolução de apenas 960×720 pixels. Isto é apenas cerca de 0,7 megapixel, em vez dos 5 MP do iPhone. A Apple teve que sacrificar qualidade das fotos para espremer uma câmera no corpo fino do Touch. Daqui pra frente, esperamos que a Apple adote uma tecnologia melhorada de microcâmeras, à medida que câmeras melhores cheguem ao mercado.

– Para quem estiver se perguntando, seria impossível colocar a câmera traseira do iPhone 4 no iPod Touch.

– Pela primeira vez na linha do iPod Touch, a entrada para fone de ouvido não está soldada à placa lógica. Também há um indicador de risco de líquidos na parte inferior dessa entrada, então não use seu iPod Touch para mexer café.

– A antena principal está situada perto do painel frontal de vidro. Esta nova localização elimina a necessidade da "janela" de plástico encontrada no iPod Touch de terceira geração. E parece haver uma segunda antena localizada na entrada do fone de ouvido.

– Ao contrário do que a Apple dizia no material de marketing do FaceTime, o iPod Touch não vem com um oscilador. O site da Apple foi atualizado para retirar esta afirmação.

Você pode ver mais fotos do desmonte no iFixit. [iFixIt]