A Sony QX100 é uma câmera bizarra. Ela parece ser apenas uma grande lente, mas na verdade é uma câmera praticamente completa: ela se conecta a seu smartphone para usá-lo como visor, mas pode tirar fotos sem ele.

Por mais que sua aparência externa seja estranha, as suas entranhas são indiscutivelmente gloriosas. Eis o que há por dentro dela.



O desmonte revela que, como notamos antes, ela tem muitas semelhanças com a Sony RX100, possuindo um sensor de uma polegada com 20 megapixels e lente Carl Zeiss que chega a até f/1.8 (e a até 3,6x de zoom óptico).

Mas há um detalhe fascinante que não sabíamos: toda câmera da Sony contém pelo menos um parafuso de cobre próximo ao sensor (e à lente), para ajudar a manter o equilíbrio de carga elétrica no gadget inteiro.

Para a câmera funcionar sozinha, ela precisa de uma bateria, que fica separada dos componentes da câmera por uma camada de alumínio.

No vídeo, também vemos o microfone estéreo para gravar vídeos; o slot para cartões microSD de até 64GB; e a placa-mãe com o chip Wi-Fi – é assim que a câmera se conecta ao seu smartphone. O app PlayMemories funciona como visor e guarda as fotos que a câmera tirar; ele está disponível para Android e iOS.

Mas será que a câmera funciona depois que for remontada? A descrição do vídeo faz essa pergunta e pede que você “fique ligado” – ou seja, muito provavelmente ela funciona, sim. Mas dado que a Sony QX100 custa US$ 500, é melhor não fazer isso em casa. [YouTube]

qx100 desmonte