_YouTube

Despacito e outros clipes sofreram um ataque no YouTube

Quem abriu o YouTube para procurar o clipe de Despacito para começar manhã bem tranquila teve dificuldades para achar o vídeo mais popular da plataforma, com mais de 5 bilhões de acessos. Acontece que um grupo de hackers modificou diversos clipes ligados a contas da Vevo. A música de Luis Fonsi e Daddy Yankee teve […]

Quem abriu o YouTube para procurar o clipe de Despacito para começar manhã bem tranquila teve dificuldades para achar o vídeo mais popular da plataforma, com mais de 5 bilhões de acessos. Acontece que um grupo de hackers modificou diversos clipes ligados a contas da Vevo. A música de Luis Fonsi e Daddy Yankee teve o seu título modificado.

• Grupos de defesa da infância dizem que YouTube está coletando dados de crianças ilegalmente
• YouTube para Android é atualizado com o player dinâmico que se adapta a proporção do vídeo

Além disso os invasores trocaram a imagem estática do vídeo pela foto de uma gangue mascarada segurando armas (da série La Casa de Papel da Netflix) e a descrição foi alterada bancando a autoria de hackers chamados Prosox e Kuroi’sh.

As alterações foram descobertas bem cedinho e vários usuários do Twitter relataram não encontrar os vídeos pela busca comum. Clipes de Chris Brown, Shakira, DJ Snake, Selena Gomez, Drake, Katy Perry e Taylor Swift também foram alterados. O YouTube já conseguiu recuperar todos os títulos, imagens e descrições – se você quiser curtir o Despacito, é só fazer a busca normalmente.

Ainda não está claro se os hackers conseguiram acessar a conta de cada artista individualmente ou se exploraram uma brecha nas contas da Vevo em geral. Pelo menos um dos hackers afirmou no Twitter que usou um “script” para alterar o título dos vídeos. Um dos invasores envolvidos também foi o autor da invasão de duas contas verificadas do Twitter na semana passada, a NowThis e BBC em Árabe.

Imagem do topo: AP

Sair da versão mobile