O que você pensaria se visse isto cair do céu? Você acharia que é de um avião, ou iria gritar que o céu está caindo, como no filme Chicken Little? Você acharia que é de uma nave espacial?

Eu não sei no que eu pensaria, confesso, mas moradores de vilas da região de Suichuan em Jiangxi, na China, tiveram o que pensar ontem à noite: o foguete da sonda lunar Chang’e II se espalhou pela região depois de ser lançado no dia 1° de outubro.

Não é o ideal espalhar um foguete em dois vilarejos do seu país, mas deve ter sido uma vista e tanto para os habitantes (e ninguém morreu, aparentemente). O Chang’e II é o segundo orbitador lunar que a China já lançou, e custou ao país o equivalente a US$134 milhões. Ele vai levar cinco dias até chegar à Lua, e vai passar cerca de seis meses observando-a com suas câmeras de alta resolução, mapeando-a a uma distância de cerca de 15km, para poder aterrissar naves com precisão no futuro.

Só espero que eles sejam mais precisos quando lançarem foguetes no futuro também, para manterem a taxa de mortalidade de destroços de foguete em zero. [news.163.com via Cinaoggi]