O Android N foi lançado nesta quarta-feira (9) em versão beta para donos de dispositivos Nexus. Desde então, ele foi destrinchado e há coisas novas por todos os cantos. Vamos dar uma olhada mais de perto.

Para recapitular: as principais novidades do Android N incluem um recurso nativo de multitarefa com janela dividida; uma atualização do Doze para maior economia de bateria; modo In-line reply que permite escrever respostas direto na gaveta de notificações; entre outros.

O Android Beta Program está disponível para o Nexus 6, Nexus 9, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel C e General Mobile 4G (do programa Android One). Segundo o Google, o Android N estará finalizado entre julho e setembro.

Até lá, eis as novidades já encontradas pelo Android Police:

Abrir dois apps lado a lado: o Android N traz nativamente um recurso que a Samsung e outras fabricantes oferecem há anos em seus dispositivos. Você pode segurar e pressionar o botão Multitarefa, ou segurar em um app para colocá-lo na parte superior ou inferior da tela. (Há também um modo picture-in-picture, mas ele foi pensado apenas para a Android TV.)

A ideia é tornar o Android puro mais adequado para produtividade; também por isso, o Google está oferecendo para desenvolvedores um desconto de 25% no Pixel C – ele custa a partir de US$ 375.

Botão multitarefa como Alt-Tab: toque duas vezes no botão multitarefa para alternar entre apps, como mostra o vídeo abaixo. Se você continuar tocando no botão, vai aparecer uma barra de progresso no card, avisando que o app será maximizado dentro de um segundo.

Notificações expandidas: ao receber três mensagens no Gmail, por exemplo, não era possível fazer nada com elas a partir da gaveta de notificações. Isso muda no Android N: você pode expandir a notificação em três partes separadas, e realizar as ações que quiser – arquivar um e-mail, dispensar a notificação de outro e abrir um terceiro.

android n detalhes (1)

Além disso, há uma nova API que permite responder a mensagens direto da notificação – um recurso que estreou em dispositivos da Apple no iOS 8 e que também está presente no Windows 10 Mobile.

Configurações rápidas: você pode ativar ou desativar o Wi-Fi, Bluetooth, rotação de tela e outros direto da gaveta de notificações. Também é possível expandir as configurações e reorganizá-las, como mostra o vídeo abaixo.

Ao tocar e segurar em um dos ícones, você é levado à seção correspondente das Configurações. E se você segurar na lanterna, isso ativa a câmera.

Configurações com mais detalhes: as configurações do sistema ganharam um menu lateral, para que você possa alternar entre elas sem ter que voltar à tela inicial. Além disso, a tela inicial das configurações agora exibe dados rápidos em cada categoria: quantos megabytes você consumiu na seção “Uso de dados”; quanta RAM está sendo usada na seção “Memória”; e seu fuso horário na seção “Data e hora”.

Na parte superior, o painel vai mostrar sugestões para o usuário: ative o Google Now, mude o papel de parede, configure um bloqueio de tela, entre outros. Há também seções adicionais para o Android Pay, som e notificações.

android n detalhes (13)

Economia de bateria por mais tempo: o Doze no Marshmallow faz o dispositivo entrar em um estado de baixa energia quando está parado – no seu criado-mudo, por exemplo – e com a tela desligada. Enquanto isso, o Doze++ do Android N é ativado assim que você desliga a tela.

Assim, os apps só podem baixar dados a intervalos maiores, gastando menos energia. Mensagens importantes e chamadas ainda chegam imediatamente, no entanto, e é possível desativar o Doze para apps específicos (o WhatsApp Web não interage bem com esse recurso).

Economia de dados: este recurso foi expandido no Android N. Ele bloqueia o uso de dados em plano de fundo, assim como antes, e também solicita aos apps que usem o mínimo de dados quando estiverem em primeiro plano também.

Lidando com apps instáveis: se um app estiver travando muito, o Android N dará novas opções para você lidar com ele. Você pode fechar o app, reiniciá-lo ou enviar feedback, assim como antes. No entanto, em casos mais recorrentes, é possível “resetar” e reiniciar o app: isso fecha todos os processos dele para reabri-lo do zero (sem apagar o cache ou dados pessoais). Se a situação do app for grave, o Android N se oferece até mesmo a proibi-lo de abrir até a próxima reinicialização do sistema.

android n detalhes (16)

Bloqueio de chamadas e SMS: bloquear números de telefone se tornou um recurso profundo no Android N. Antes, os apps nativos não conversavam entre si: bloquear um contato no Discador não fazia o mesmo no Hangouts, por exemplo. Agora, o bloqueio é global e funciona em qualquer app. Só alguns apps poderão adicionar números nessa lista negra, incluindo seu discador padrão, seu app padrão de SMS, e apps da operadora.

Mudar tamanho da fonte na tela: o Android N enfim oferece uma opção nativa para mudar o DPI em seu smartphone ou tablet. Basta ir em Configurar > Tela > Tamanho da tela e arrastar o slider de “padrão” para “pequeno”, “grande”, “maior” e “máximo”. Isso afeta o tamanho do texto, dos ícones e de outros elementos da interface.

android n detalhes (11)

Modo noturno: o Android N possui três recursos meio escondidos para melhorar a visibilidade da tela à noite. Ele pode ativar um tema escuro, aplicar um filtro vermelho na interface, e/ou reduzir automaticamente o brilho. O modo noturno é ativado quando o sol se pôr no seu local.

Para usá-lo, é preciso segurar o botão de engrenagem na gaveta de notificações por cinco segundos: isso ativa o Sintonizador System UI, no fim da lista nas Configurações. Vá até lá, selecione Cor e aparência > Modo noturno e escolha entre as opções disponíveis.

android n detalhes (9)

Calibrar tela: uma nova ferramenta permite ajustar os níveis de vermelho, verde e azul na tela. Vá até o Sintonizador System UI, no fim da lista nas Configurações, selecione “Cor e aparência”, e ajuste os níveis RGB.

Gerenciador de arquivos melhorado: desde o Marshmallow, existe um gerenciador de arquivos escondido em Configurar > Armazenamento > Explorar. Agora, ele também permite mover, renomear e criar arquivos; antes, as opções estavam limitadas a copiar, organizar e pesquisar.

android n detalhes (4)

Instalação mais rápida de apps: o Lollipop e o Marshmallow ganharam um compilador de apps chamado ART (Android Runtime), que processa o código antes de o app ser aberto para acelerá-lo. Até então, isso exigia que os apps fossem otimizados durante cada instalação.

Agora, o compilador do Android N faz isso extremamente rápido – em questão de segundos, não minutos. Até mesmo apps grandes são instalados pouco tempo após serem baixados. Isso também significa que, após uma atualização do Android, a mensagem “Otimizando app 1 de 100” vai sumir mais rápido.


Há outros recursos por vir, e provavelmente teremos mais novidades durante o evento Google I/O em maio.

E resta uma dúvida: como será o nome oficial do Android N? Hiroshi Lockheimer, chefe do Android na empresa, dá uma pista em um texto no Medium: “We’re nut tellin’ you yet”. Ele pode estar despistando (isso já aconteceu antes), então há diversas possibilidades: Nutella? Nougat? Nectar? Saberemos ao certo em alguns meses.

[Android Police]

Imagens por Google e Android Police