_Jogos

Xbox Play Anywhere unifica Xbox e Windows a partir de setembro para jogos publicados pela Microsoft

Iniciativa anunciada durante a E3 coloca jogos do Xbox One também no Windows e estreia no dia 13 de setembro.

por Daniel Junqueira

Durante a E3 2016, a Microsoft falou bastante sobre um programa chamado Xbox Play Anywhere, uma forma de unificar jogos lançados para Windows 10 e Xbox One. Agora a empresa deu mais detalhes sobre a iniciativa e confirmou que ela começa a valer no dia 13 de setembro.

>>> Gears of War 4, Forza Horizon 3, Halo Wars 2 e os jogos da Microsoft para o Xbox One na E3 2016
>>> 15 jogos da E3 que você vai poder jogar ainda em 2016

Com o Xbox Play Anywhere, os usuários podem comprar um jogo para o Xbox One e jogá-lo também no PC, com a possibilidade inclusive de transferir o save de uma plataforma para a outra – assim, dá para começar a jogar sentado no sofá da sala e, depois, ir até o PC continuar de onde parou.

Mas nem todos os jogos lançados para uma das plataformas ficará necessariamente disponível também na outra. Inicialmente, apenas títulos publicados pela própria Microsoft farão parte do Play Anywhere. Então quem comprar ReCore, Gears of War 4, Forza Horizon 2 ou Halo Wars 2, por exemplo, poderá tanto aproveitar a versão de Xbox One quanto a de PC.

Em outras palavras, a Microsoft não lançará mais jogos exclusivos para o Xbox One, e sim oferecerá os mesmos títulos para o jogador escolher se quer jogar no Xbox One ou no PC. O que é ótimo! É sempre bom quando empresas oferecem opção para os seus clientes.

Claro, por ser uma iniciativa da Microsoft, os jogos ficarão vinculados às lojas da própria Microsoft. Então para aproveitar a versão de PC desses jogos, será preciso adquiri-los através da Windows Store, e não, digamos, do Steam. A Microsoft está unificando a Windows Store do Windows 10 e do Xbox One para facilitar as coisas.

A venda digital de jogos é coisa séria, e, apesar do Windows ser a principal plataforma a receber jogos em PCs, é no Steam que as pessoas vão buscar os jogos. O que a Microsoft quer, claramente, é conquistar o público (e o dinheiro) do Steam, e para isso vai oferecer essa grande diferença que é a possibilidade de usar o jogo comprado na Windows Store tanto no Windows 10 quanto no Xbox One.

O sucesso da iniciativa depende não só dos próprios jogos da Microsoft – até títulos futuros, como Halo 6 que será lançado em algum momento nos próximos anos, vai fazer parte do Play Anywhere – mas também da adoção de outros publishers ao programa. Por enquanto nenhuma outra, além da própria Microsoft, confirmou planos de lançar jogos nesse modelo, mas vamos ver como vai ser a recepção inicial dos jogadores para ver se as coisas mudam no futuro.

[Microsoft, Engadget]

Sair da versão mobile