“Detestável”: veja as primeiras opiniões sobre a Alexa com IA avançada

Usuários consideram assistente mais "esperta", mas ainda reclamam de problemas para controlar dispositivos inteligentes
Imagem: Amazon/Reprodução

Recentemente, a Alexa+, a versão com inteligência artificial (IA) avançada da Amazon, atingiu a marca de um milhão de usuários. Por enquanto, a Amazon liberou ela apenas nos Estados Unidos e com suporte a língua inglesa. Porém, a empresa deve ampliar a disponibilidade para mais regiões dentro dos próximos meses.

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Na fase atual de testes, a assistente foi disponibilizada em mais smart speakers Echo da empresa e, até o momento, as avaliações sobre a experiência são majoritariamente positivas — embora nem todos os aspectos agradem aos usuários.

A nova voz, bem como todo o sistema de comunicação oral, foi desenvolvido para proporcionar interações mais naturais e menos robóticas, mas não é exatamente uma unanimidade. No Reddit, alguns usuários destacaram a experiência de interagir com a nova assistente como positiva, considerando a conversação como própria do ChatGPT.

No entanto, um outro usuário classificou sua experiência como “detestável”, mas reconheceu a boa capacidade da voz de reproduzir nuances de fala. Algumas pessoas que tiveram acesso à nova Alexa relataram problemas para controlar dispositivos de casa inteligente ou acessar informações somo clima, por exemplo. Além um certo atraso para desativar alarmes.

No geral, as avaliações são positivas. Muitos usuários afirmam que a assistente está bem mais “inteligente” e “esperta”, palavras que devem agradar a Amazon. A companhia por muito tempo ouviu críticas sobre a Alexa ser muito robótica e pouco útil em comparação com outros assistentes virtuais.

Alexa com IA mais avançada

Graças à emergência da IA generativa, a empresa agora conseguiu realizar uma série de melhorias significativas em como sua assistente trabalha. Apresentada no início do ano, a Alexa+, ao contrário de outros assistentes alimentados por inteligência artificial, tem o objetivo de ser um agente.

Na prática, além de responder perguntas e dialogar, a tecnologia poderá realizar ações para seus usuários de forma autônoma e com precisão. Veja a demonstração:

A assistente utiliza os modelos Claude, da Anthropic, e AmazonNova para oferecer respostas mais relevantes e ter melhor entendimento das requisições de usuários. A Alexa agora é capaz de entender profundamente todos os pedidos — até mesmo quando as coisas são ditas pela metade, palavras são pronunciadas incorretamente ou o usuário utiliza gírias regionais.

“As conversas com o Alexa+ são expansivas e naturais. Seja falando com pensamentos meio incompletos, usando expressões coloquiais ou explorando ideias complexas, o Alexa+ entende o que você quer dizer e responde como um assistente de confiança. Parece menos uma interação com a tecnologia e mais uma interação com um amigo perspicaz”, diz a Amazon em comunicado.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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