_Ciência

Devo comprar água em uma garrafa de plástico, metal ou vidro?

Nenhum material descartável é sustentável, mas se você precisa desesperadamente comprar uma bebida, aqui está o menos prejudicial.

Quase nunca compro água engarrafada, mas, outro dia, passei por uma mercearia depois de uma caminhada de três quilômetros e precisava muito de uma bebida. Na loja havia fileiras de garrafas de plástico e vidro, além de latas de alumínio. Eu escolhi a última simplesmente porque era a mais legal ao toque. Quando virei-a para ler o marketing estampado nela, dizia: “Garrafas de plástico são um grande problema. Então, uma a menos.”

Você não tem que me convencer de que o plástico é ruim. Mas o alumínio é melhor? O que dizer do vidro ou papelão que está se tornando cada vez mais moderno? Existe uma escolha ideal?

Uma breve recapitulação das desgraças do plástico

Vamos primeiro considerar as garrafas plásticas. Produzi-las significa extrair combustíveis fósseis, refinar esses combustíveis e depois transformá-los em plástico — o que produz a poluição que ameaça o clima e a saúde pública. Cada uma dessas etapas de produção tem impactos particularmente severos nas comunidades de baixa renda, inclusive.

E os problemas do plástico não param quando você o joga fora. O despejo em aterros e incineradores libera centenas de milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Pesquisas sugerem que, a cada minuto, um caminhão carregado de plástico entra no oceano, onde é engolido por animais e libera poluição cancerígena e desreguladora do sistema endócrino.

Em teoria, você poderia recuperar alguns desses impactos negativos com garrafas recicladas, diminuindo a necessidade de estoques. Mas, na prática, não acontece muita reciclagem de plástico. Globalmente, apenas 9% de todos os resíduos de plástico já produzidos foram reciclados.

“Não há limpeza, reciclagem ou qualquer outro meio de lidar com a poluição pós-consumo do plástico que torne esses materiais sustentáveis; especialmente porque os produtores de plástico continuam a aumentar a quantidade de produtos de uso único”, disse Dianna Cohen, CEO da Plastic Pollution Coalition, por e-mail.

Considerando as alternativas: vidro, metal, papelão

A cadeia de suprimentos do vidro não está livre de problemas ambientais. É feito de areia, que é um recurso surpreendentemente escasso, responsável por 85% de toda a extração mineral da Terra. A produção também é um responsável por 1% do uso total de energia industrial, e é principalmente movida a gás natural poluente. Também é mais pesado do que o plástico, por isso é menos eficiente de transportar. Mas, pelo lado positivo, 33% dele é reciclado, uma taxa muito maior do que o plástico. E o vidro pode ser reciclado infinitamente sem perder qualidade.

Depois, há o alumínio, que é refinado da bauxita. É uma rocha tipicamente minerada, que remove a vegetação nativa, destruindo habitats locais e também tornando a erosão mais provável. O processo também pode poluir fontes de água. E em lugares como a Guiné, a mineração de bauxita levou à expropriação de terras ancestrais.

A produção de alumínio também consome mais energia do que o plástico ou o vidro. Em termos de transportabilidade, está em algum lugar mediano – uma lata é mais leve do que um recipiente de vidro, mas mais pesada do que um plástico. Mas sua taxa de reciclabilidade é de cerca de 50%, que é o melhor dos três, e também pode ser reciclado infinitamente.

Até mesmo água encapsulada tem problemas. As análises mostram que os produtos de papel de uso único pressionam as florestas globais, que abrigam grande parte da biodiversidade da Terra, sustentam as comunidades nativas e também, crucialmente, sugam o carbono da atmosfera, ajudando a resfriar o planeta. Eles também são geralmente revestidos de plástico ou alumínio para evitar infiltração, mas isso os torna impossíveis de reciclar na maioria dos lugares.

Existem outras considerações quando se trata de analisar o ciclo de vida de um recipiente de bebida: uso de água; contaminação do solo; o risco de ingerir compostos nas garrafas, como PFAS de plástico.

OK, então qual é a garrafa de água menos ruim?

Muitos pesquisadores têm comparado o impacto de cada material, com diferentes conclusões com base no que os aspectos que se concentrar. Uma tentativa recente é a tabela Understanding Packaging, que considera o impacto climático, o uso da água, a poluição do plástico, a origem de matérias-primas, o fim da vida útil e as práticas de recuperação e a presença de produtos químicos preocupantes associados a diferentes materiais.

Ela mostra que a melhor opção é a garrafa de vidro. “Você pode ver pelos resultados que a garrafa de vidro é a melhor opção”, disse Cohen, que trabalhou no novo cartão de pontuação.

“Se alguém está colocando energia ao pensar sobre que tipo de garrafa de água causará menos danos, eu realmente o encorajo a procurar organizações que estão trabalhando em questões de resíduos e plásticos em sua área ou nacionalmente e como você pode contribuir”, disse Aditi Varshne ya, coordenadora de comunidades de desperdício zero da Aliança Global para Alternativas de Incineradores.

Como Melhorar Nossas Opções de Água

Ao dar um gole em sua garrafa de água, pense em como advogar por melhores escolhas e responsabilidade para as empresas que criaram essa bagunça de uso único.

Um lugar para começar é pressionar por um projeto de lei nacional abrangente, como a Lei de Liberação do Plástico, dos Estados Unidos, que inclui disposições para forçar os produtores de plástico a administrar e pagar por programas de reciclagem. Estados de todo o país, de Washington à Califórnia e ao Maine, aprovaram projetos para reprimir os descartáveis, com muitos outros em consideração. Defender essas soluções garantirá que todos tenham escolhas melhores.

Outra ideia é pressionar as autoridades a trazer de volta bebedouros públicos para que as pessoas não tenham que comprar recipientes descartáveis. Isso também significa garantir que todas as pessoas tenham acesso a água potável limpa.

Sair da versão mobile