Dia 9 de julho é feriado? Conheça a data e saiba onde terá folga

Saiba mais sobre a Revolução Constitucionalista de 1932
revolução constitucionalista 1932 9 de julho feriado estadual
Imagem: Câmara Municipal de Piracicaba/Agência Brasil

Depois de Corpus Christi, em junho, o calendário brasileiro não tem feriados em julho, sendo o próximo a Independência do Brasil, em 7 de setembro. Contudo, o próximo dia 9 de julho (uma quarta-feira) é feriado em todo o estado de São Paulo. A data é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, um movimento paulista contra o governo provisório de Getúlio Vargas.

banner

Apesar de a data ser feriado, a legislação permite que trabalhadores de serviços essenciais estejam em serviço nesse dia.

Entretanto, o funcionário do setor público que trabalhar no feriado tem direito a receber remuneração em dobro ou compensação com folga em outro dia.

Conheça a história da Revolução Constitucionalista de 1932

De acordo com a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a Revolução de 1930, que colocou Getúlio Vargas no poder, refletiu em uma agitação no Brasil.

Suas medidas visavam reduzir a influência das oligarquias regionais sob os estados. Após dissolver os Legislativos e Executivos locais, nomearam-se interventores federais para cada unidade da federação. No entanto, muitas vezes, eles se desentendiam com os contextos locais, gerando descontentamento.

Assim, em fevereiro de 1932, formou-se a Frente Única Paulista, uma coalizão que exigia a constitucionalização do país e a nomeação de um interventor civil e paulista. Em resposta, Vargas criou uma comissão a fim de elaborar o anteprojeto de Constituição, marcou eleições constituintes e designou o paulista e civil Pedro de Toledo para a interventoria de São Paulo.

A FUP continuou sua articulação e, em 23 de maio, quatro estudantes de Direito morreram em um confronto entre constitucionalistas e partidários do Governo Federal. Então, as tropas estaduais se fortaleceram através de campanhas de incentivo ao alistamento e à arrecadação de fundos.

Em 9 de julho, estourou a revolta armada. As tropas varguistas estavam bem preparadas e São Paulo não recebeu apoio suficiente de outros estados. Os paulistas resistiram por três meses, mas se renderam em 2 de outubro. Já em 1933, houve uma eleição para a Assembleia Constituinte e, em 1934, foi promulgada uma nova Constituição brasileira.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas